Semana Estadual Sobre Drogas promove VII Enord em Rio Branco

Se discutiu maneiras de construção de políticas com intervenções voltadas aos direitos humanos (Foto: Cedida)
Discutiram-se maneiras de construção de políticas com intervenções voltadas aos direitos humanos (Foto: Cedida)

Com o objetivo de construir um espaço político voltado ao debate de ações e estratégias visando o fortalecimento das políticas de combate ao uso e tráfico de drogas, realizaram-se em Rio Branco nesta quarta-feira, 29, como parte da programação da Semana Estadual Sobre Drogas, o Seminário de Articulação em Saúde e Direitos Humanos da Região Norte e o VII Encontro Norte de Redução de Danos (Enord).

Segundo Susie Lamas, chefe da divisão do eixo temático drogadição e população de rua do gabinete da Vice-Governadoria, os encontros contribuem para a construção de políticas voltadas à promoção dos direitos humanos.

“Ações como essas ajudam na redução dos estigmas e discriminação contra as pessoas que usam drogas, principalmente aquelas que vivem com HIV/Aids e hepatites virais, diminuindo, assim, as barreiras e dificuldades com que a sociedade se depara cotidianamente na promoção da cidadania”, destacou Susie Lamas.

O encontro discutiu ainda os desafios para a criação de estratégias que visem minimizar os danos decorrentes do uso de drogas, a atual situação da política de drogas no Brasil e o movimento de redução de danos e suas interfases com as políticas públicas, além das necessidades de atualização de iniciativas para a construção de uma política sobre drogas mais humanitária e que respeite os direitos humanos.

Os debates contaram com a presença de 110 participantes de fora do Estado (Região Norte) – dos quais 38 estão vivendo com HIV/Aids e hepatites virais -, além de gestores e representantes de movimentos sociais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter