Seminário apresenta pesquisas de doutores acreanos em Saúde Pública

Titulados doutores pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, 16 pesquisadores acreanos apresentaram durante esta quinta-feira, 3, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), o resultado de suas pesquisas em saúde pública, desenvolvidas durante o curso de Doutorado Interinstitucional (Dinter).

O evento, realizado durante o II Seminário de Saúde Pública (Epidemiologia, gestão e políticas públicas de saúde do Estado do Acre), é fruto de parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), a Ufac e a Universidade de São Paulo (USP).

O governo do Acre garantiu, via convênio com a USP em 2012, recursos no valor de 1,6 milhão.

“São pesquisas de extrema importância para a saúde pública. Para se ter uma ideia, uma dessas pesquisas está concorrendo e tem possibilidade de ser selecionada como uma das 10 melhores teses de doutorado de toda a USP”, explica Jiza Lopes, representante da Sesacre.

“Hoje é um momento festivo. Concluímos com sucesso o programa, que previa formar 20 doutores, mas nesse percalço do processo de formação do doutorado de quatro anos, iniciando em 2012 conseguimos finalizar com algumas prorrogações ano passado, 16 doutores, sendo seis vinculados a Sesacre, uma contribuição importante para as ações de saúde pública do nosso estado”, destaca o pró-reitor da Ufac, Josimar Batista.

Os doutores acreanos titulados pelo programa de Pós Graduação em Saúde Pública da Universidade de São Paulo no convênio com a Ufac e o governo do Estado apresentaram os resultados de suas pesquisas defendidas no programa de saúde pública da USP.

“É de fundamental importância a divulgação dessas pesquisas, porque todas elas tratam de questões relevantes para a saúde pública do Acre. Formar doutores é importante porque eles serão futuros pesquisadores em questões de saúde no estado. Então, não estamos simplesmente fazendo uma especialização. Formar doutor/pesquisador poderá formar docentes, melhorar a qualificação cientifica e identificar agravos de saúde entre outras ações”, declarou a professora-doutora Cleide Lavieri Martins, coordenadora do Programa de Pós-­Graduação em Saúde Pública – FSP/USP.

O programa de doutorado em saúde púbica formou pesquisadores que identificaram problemas de saúde na população, como forma de contribuir para boas políticas de saúde. Além disso, a montagem de um corpo docente qualificado visava também a implantação do curso de Medicina no Juruá.

Leia mais: Governo fortalece saúde pública com pesquisa científica, em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter