No Teatrão

Seminário discute cooperativismo rural no Acre

Sibá Machado pontuou a importância do cooperativismo para a economia do Acre (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), realizou nesta sexta-feira, 6, no Teatrão, o primeiro seminário sobre modelos organizacionais de cooperativas rurais, intitulado A Industrialização da Economia do Acre no Modelo Parceria Público-Privado-Comunitária (PPC).

Representantes de cooperativas do Acre e de outros estados, como São Paulo e Alagoas, e também de outros países como o Peru, além do público estudantil, instituições financeiras e de qualificação técnica e profissional participam do evento.

De acordo com o gestor da Sedens Sibá Machado, a proposta de agregar diversas representatividades ao debate está relacionada ao modelo de gestão que o governo vem implantando no estado para impulsionar a economia aliada ao conhecimento científico, a exemplo da Tríplice Hélice – projeto lançado este ano que propõe a parceria entre os setores público, privado e universitário.

“A troca de experiências sempre é vista como algo salutar e nesse dia pretendemos absorver toda a riqueza de informações, para avaliarmos os avanços e identificarmos os desafios que ainda precisamos vencer”, disse.

Prefeito de Rio Branco compareceu ao evento (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Em seu pronunciamento, o prefeito Marcus Alexandre resumiu o que representa a importância do cooperativismo no cenário nacional: “Cooperar quer dizer dar as mãos um para o outro e entender que o crescimento vem para todos quando cada um faz sua parte”.

Trabalho consolidado

Há 11 anos no Acre, a Cooperativa de Serviços de Limpeza e Conservação Coopserge representa atualmente 2.750 famílias de cooperados, gerando emprego e renda. Para Gelson Santos, iniciativas como essa que promove as discussões relacionadas ao tema só fortalecem o segmento.

“Já trabalhei no setor público, no privado, já tive meu próprio negócio. Mas foi no cooperativismo que me identifiquei por ver a união de todos por um bem comum. Esses debates precisam existir pra estimular o surgimento de outras cooperativas e a geração de trabalho e inclusão social”, destacou.

Gelson é um dos participantes do seminário (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Já a Cooperativa de Laticínios Coopel foi criada no ano 2000 e deu origem à indústria de laticínios atuante no estado desde 2004. “Temos a alegria de ver um trabalho consolidado gerando empregos e beneficiando famílias”, frisou Ezequiel Rodrigues, diretor-presidente.

A indústria está inserida no catálogo de fornecedores para a merenda escolar desde 2009 e pretende ampliar negócios. “Vemos que estamos no caminho certo, temos o governo como parceiro e também conquistamos a confiança do setor privado, e o mais importante é que os sonhos não param”, completou Francisco Correia, diretor financeiro da Coopel.