Seminário estadual discute proposta curricular

 

Seminário estadual discute proposta curricular (Foto: Madilson Gomes/SEE)
Seminário estadual discute proposta curricular (Foto: Madilson Gomes/SEE)

Iniciou-se na manhã desta quarta-feira, 20, o seminário estadual sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cuja finalidade é discutir uma nova proposta de unificação curricular em todo o país. A abertura do evento se deu no Teatro Universitário, na Universidade Federal do Acre (Ufac).

Da solenidade participaram o secretário de Estado de Educação e Esporte (SEE), Marco Brandão, Eliana Almeida, representando o reitor Minoru Kinpara, Lucilene Acácio, representando o Instituto Federal do Acre (Ifac) e Irís Célia Cabanellas Zanini, do Conselho Estadual de Educação (CEE).

Os debates em torno da nova proposta curricular serão realizados em dois turnos nesta quarta-feira e também em dois turnos na quinta-feira, 21. A ideia é discutir a segunda versão do documento preliminar da BNCC.

As discussões em torno da segunda versão da BNCC iniciaram este mês em todos os estados da Federação e reúne pais, alunos, professores, gestores e representantes da sociedade civil organizada.

De acordo com a diretora de Ensino da SEE, Rúbia Cavalcante, a proposta é que 60% da nova grade curricular sejam comuns aos estados e municípios e que os outros 40% levem em conta as peculiaridades regionais e os aspectos culturais de cada Estado.

Depois dos debates, as propostas aprovadas serão encaminhadas por meio de relatório para o Ministério da Educação (MEC), que ainda vai analisar as versões dos outros vinte e seis Estados. Depois, segue para o Conselho Nacional de Educação (CNE), que dará um parecer e uma versão final.

“Precisamos fomentar a participação social para que as pessoas entendam o que é a base nacional comum curricular. Esse debate vai repercutir em vários lugares e de várias formas”, afirmou o secretário Marco Brandão na abertura do seminário.