Seminário Estudantil de Promoção da Igualdade Racial será realizado nesta quarta

O governo do Estado, por meio das secretarias de Educação e Esporte (SEE) e de Direitos Humanos (Sejudh), realiza nesta quarta-feira, 16, das 8 às 12 horas, no auditório da SEE, o Seminário Estudantil de Promoção da Igualdade Racial, destinado a alunos do 9º ano.

A ação é organizada pelo Departamento de Promoção da Igualdade Racial (Dpir), da Sejudh,  juntamente com a Coordenação de Direitos Humanos e Diversidade (CDHD) da SEE, que ministrarão palestras sobre conceitos de racismo, machismo e LGTBfobia.

De acordo com a chefe do DPIR, Almerinda Cunha, foram convidados três alunos e um professor do ensino fundamental por escola, para debaterem diversos conteúdos, como juventude negra, identidade étnico-racial, feminismo negro, exclusão social, protagonismo jovem na luta por igualdade racial e pela vida sem violência.

“O objetivo é sensibilizar os alunos para o enfrentamento ao racismo, machismo e homofobia por meio da arte e com protagonismo jovem, além das palestras, oficinas de música afrobrasileira, de teatro e de vídeos curtos, orientando para o combate ao racismo, machismo e homofobia, pois a ideia é enfrentar a violência com arte e protagonismo jovem”, declarou Almerinda.

Para a coordenadora de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania da SEE, Izis Melo, o debate ajuda na qualidade da educação da juventude.

“Com isso buscamos sensibilizar ainda mais nossos alunos quanto ao combate de crimes como racismo e machismo, por meio, principalmente, da arte desenvolvida na escola por meio do teatro, da música e do audiovisual” e dessa forma apoiamos as iniciativas que propõem enfrentar, de forma criativa, as desigualdades no ambiente escolar e reduzimos esse impacto, melhorando a qualidade da educação da juventude dentro de sua diversidade”, explica Izis.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter