inclusão

Seminário promove debate sobre a educação dos surdos e o desafio no cotidiano escolar

A Secretaria de Educação e Esporte (SEE), por meio da Coordenação de Ensino Especial, realizou nesta quarta-feira, 26, diversas atividades relativas ao Dia Nacional do Surdo. As palestras e outras ações aconteceram no auditório da SEE, que ficou lotado de estudantes e professores.

O III Seminário do Centro de Apoio ao Surdo (CAS) teve como tema principal deste ano “A educação dos surdos e o desafio no cotidiano escolar”. De acordo com a coordenadora do CAS, professora Socorro Rodrigues, a meta é promover a política de educação inclusiva valorizando a diversidade lingüística dos alunos.

Diversas entidades participaram do seminário, como a associação dos surdos do Acre e o conselho da pessoa com deficiência. Representantes de diversos municípios, como Cruzeiro do Sul, Acrelândia, Brasileia, Xapuri, Capixaba, Sena Madureira, Feijó e Jordão tiveram a oportunidade de debater os rumos da educação inclusiva.

Para a coordenadora de Ensino Especial, Úrsula Maia, o governo do Estado já vem promovendo o debate em torno das políticas da educação dos surdos nas escolas. “Cada vez mais estamos nos fortalecendo e nesse seminário temos a presença de estudantes da Ufac (Letras/Libras), de alunos do ensino médio e temos alunos ouvintes envolvidos em querer aprender a linguagem dos sinais”, explicou.

Ainda de segundo ela, isso somente é possível porque a política de inclusão está cada vez mais presente no dia-a-dia das escolas. “Isso é importante para que essa política cresça e temos tido uma grata surpresa porque as escolas tem se empenhado em querer aprender, em discutir, em saber qual é a melhor metodologia que se pode colocar em sala de aula”, enfatizou.

A presença do CAS em diversos municípios por meio de ações, de cursos, palestras, oficinas e capacitação de professores é parte desse processo de inclusão. Além de Rio Branco, fisicamente o Centro está presente também em Cruzeiro do Sul, inaugurado este ano e possível graças ao esforço do governador Tião Viana, que assinou o decreto de sua criação no município.

“Essa presença do CAS nos municípios tem mudado a realidade, pois antigamente a gente tinha uma evasão muito grande do surdo da escola e hoje já não vemos mais isso. Nossos surdos estão chegando, inclusive, nas universidades”, afirmou Úrsula Maia.