Seminário reúne artesãos para discutir políticas, estratégias e parcerias para o setor

O Acre possui 1.768 artesãos cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) que usam técnicas e materiais diversificados, mas ainda buscam sua identidade artesã. Em comemoração ao Dia Nacional do Artesão, em 19 de março, o Seminário Estadual do Artesanato – Entrelaçando Saberes e moldando o futuro, promovido pelo Sebrae em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (SEET), reuniu artesãos, gestores e técnicos para nivelar políticas públicas, estratégias e parcerias para o setor no Acre.

Dois painéis abordaram temas específicos da atividade. A secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, reconheceu a importância do artesão e enfatizou a necessidade de promover a atividade com a utilização de ferramentas que valorizem a cultura através do turismo e de ações empreendedoras.  “A determinação do governador  é a de que devemos ouvir, encaminhar, resolver, procurar parceiros, mas encontrar soluções para os problemas que os artesãos acreanos estiverem enfrentando”, diz a secretária.

Secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, anunciou ações para o setor. (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A especialista em gestão de projetos de artesanato, Dorotéa Naddeo, que prestou consultoria para os artesãos acreanos em outras ocasiões, explanou sobre as alterações na Base Conceitual do Artesanato e sua implicação na participação de feiras nacionais. O documento, construído ao longo de dois anos e atualizado em junho de 2018, faz parte do Programa do Artesanato Brasileiro, tem propostas de mudanças devendo sofrer alterações que trarão uma nova dinâmica ao fluxo e ao conceito de trabalho dos artesãos brasileiros, segundo o coordenador de artesanato do Sebrae, Marcos Maciente.

Dora Capper, artesã cadastrada no PAB desde 2015, está tentando se consolidar na atividade. Quis participar do seminário para adquirir mais conhecimento na área e planeja participar de feiras de artesanato ao longo do ano. Entre os temas abordados nas oficinas estão as políticas públicas estaduais e municipais e o papel das instituições de fomento do artesanato, desafios na produção artesanal e produtos artesanais e o mercado no atual cenário econômico. O artesão João Crisóstomo, falecido recentemente, foi homenageado durante o evento.