Seminário sobre bambu apresenta dados de pesquisa e experiências de outros países

Seminário tem o objetivo de integrar saberes e potencializar parcerias (Foto: Angela Peres/Secom)

No terceiro dia do Seminário Internacional sobre Bambu, realizado no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac) nesta quarta-feira, 25, temas importantes foram debatidos e experiências de outros Estados do Brasil e de outros países foram apresentadas.

Com o objetivo de fortalecer a rede de pessoas que tem interesse pelo bambu e potencializar as parcerias, o encontro conta com a participação de pesquisadores, técnicos de instituições de fomento agrícola, gestores públicos e da iniciativa provada, produtores rurais, professores e estudantes.

Com a palestra “Diversidade genética e estratégias de conservação e reprodução vegetativa de bambus”, o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia de Brasília Jonny Scherwinski iniciou o seminário nesta quarta-feira, 25. O pesquisador destacou que temas de alta relevância estão sendo discutidos durante o evento.

“Este seminário traz grandes experts na cultura do Brasil e do exterior, e para mim parece um marco. Embora o bambu já esteja sendo trabalhado em outras regiões, sem dúvida nenhuma é um marco para o Estado e eu diria mais para o Brasil em função dessa reserva maravilhosa que a gente tem aqui”, afirmou.

O Acre possui a maior floresta de bambu nativo com 4,5 milhões de hectares, conforme dados da Embrapa. Essas informações despertam a atenção de pesquisadores e empresários. E para fomentar a cadeia produtiva da área no Acre, o governo do Estado vem aplicando investimentos em ações incentivo a pesquisa e negócios.

Ainda na tarde desta quarta, 25, foi lançado o livro “Bambus no Brasil: da Biologia à Tecnologia”. O trabalho está sendo organizado pela Embrapa desde janeiro de 2014 e estará disponível em PDF no portal da Embrapa (www.embrapa.br/acre).

A coordenadora do evento e pesquisadora da Embrapa, Patrícia Drumond, frisou que são mais de 600 páginas que tratam do bambu em diferentes aspectos. “É um livro que a gente espera que seja uma referência para o pessoal que trabalha com bambu”, declarou.

Evento conta com a presença de pesquisadores, professores, gestores, estudantes e outros (Foto: Angela Peres/ Secom)

Evento técnico

O Seminário segue até quinta-feira, 26, com alguns convidados que participarão de uma visita técnica a uma área com bambu nativo, e uma produtora que trabalha com o bambu no município de Porto Acre. Além disso, os convidados irão visitar o Instituto Senai de Tecnologias – Madeira e Móveis e à Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).

O evento está sendo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect), Universidade Federal do Acre (Ufac), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre outros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter