Sena Madureira ganha Centro de Atenção Psicossocial

João Paulo. Sesacre, e Daniel Herculano, secretário de saúde de Sena, durante inauguração do CAPS (Foto: Leônidas Badaró)

A regional do Purus, que compreende os municípios de Sena Madureira, Santa Rosa do Purus e Manoel Urbano, ganhou um importante reforço para a garantia de uma saudável saúde mental de sua população.

No final da tarde desta sexta-feira, 20, foi inaugurado em Sena Madureira o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da região.

O CAPS é um local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais severos ou decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas. São atendidos pacientes considerados graves e que necessitem de atenção diária.

Construído pela prefeitura local, o investimento na estrutura física e na compra de equipamentos e mobiliários foi de mais de 52 mil reais.

O início do serviço conta com a parceria do governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), que foi responsável pela capacitação dos profissionais que irão atuar na unidade. Durante dois dias, uma equipe da divisão de saúde mental esteve no município capacitando cerca de 40 profissionais.

“Esse treinamento é essencial para a qualidade do serviço que será prestado à população. Aqui em Sena, a equipe é muito qualificada, aguerrida e teremos uma nova realidade na atenção básica de saúde mental”, destaca Márcia Aurélia Pinto, gerente do departamento de saúde mental da Sesacre.

Equipe de profissionais do novo CAPS foi capacitada pela Sesacre (foto: Leônidas Badaró)

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, elogiou a parceria com a Sesacre. “Nós estamos fazendo um grande esforço para entregar um CAPS com todas as condições de atender bem as pessoas que precisam desse tipo de serviço em Sena Madureira. Agradeço o apoio da Secretaria de Saúde que deu o suporte na capacitação dos nossos profissionais”.

O CAPS conta com uma equipe formada por médico, psicólogo, enfermeiro, assistente social, técnico de enfermagem e pedagogo. Conta com três consultórios, recepção, banheiros e espaço para a realização de atividades em grupo.

João Paulo Silva, gerente do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas da Sesacre, destacou que o governo está à disposição de todas as prefeituras e lembrou que o CAPS compõe uma rede de atenção à saúde mental.

“Nosso objetivo é buscar sempre a integração. A saúde mental precisa funcionar de forma harmônica para que possamos ampliar o serviço e oferecer um atendimento de qualidade, de acordo com o nível de necessidade de cada paciente”.

A inauguração contou com a presença de vereadores do município, representantes do judiciário e profissionais da área de saúde.

Sena Madureira é o sétimo município do Acre a contar com um CAPS. Os demais são Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia, Epitaciolândia, Mâncio Lima e Capixaba. Importante ressaltar que a capital acreana ganha, já no próximo mês, um novo Centro de Atenção Psicossocial.

CAPS de Sena conta com recepção, consultórios e espaços para atividades em grupo (foto: Leônidas Badaró)

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter