Abastecimento

Sena Madureira recebe novos equipamentos para captação de água

O sistema de abastecimento de água de Sena Madureira recebe do governo do Acre o investimento de uma nova bomba em balsa flutuante para reforçar as atividades da Estação de Tratamento de Água (ETA).

Nesta semana o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) concluiu a etapa de instalação de equipamentos que compõem a rede de captação de água do Rio Iaco, como uma adutora de 400 milímetros e um motor bomba de 125 CV.

Técnicos do Depasa atuam na montagem da bomba em balsa flutuante (Foto: Cedida)

“O acionamento da subestação de alta tensão e demais estruturas elétricas compõe nova etapa de trabalho, que se intensificará nos próximos dias no objetivo fazer funcionar a nova configuração do sistema”, informa o biólogo do Depasa, Filogonio Ribeiro.

Os atuais investimentos são executados por meio de uma parceria entre a gestão estadual e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Com isso, o governo atua na melhoria da urbanização, captação e reserva, rede de distribuição, adutora, casa de química, equipamentos para tratamento do lodo, copa e vestuário.

Sena Madureira recebeu o investimento de uma nova de ETA de 90 litros por segundo (Foto: Sérgio Valle/Secom)

“Em março de 2016, foi inaugurada uma nova ETA de 90 litros por segundo. Somado a essas novas estruturas, o sistema de captação do município saltará de 30 para 120 litros por segundo”, relata Ribeiro.

Com a conclusão desse projeto, no qual foram aplicados mais de R$ 5 milhões, o investimento atenderá a demanda da cidade pelos próximos 20 anos.

 

Governo do Acre realiza a construção de uma ETA na comunidade Boca do Caeté (Foto: Cedida)

“Outra ação feita pela gestão do governador Tião Viana para fortalecer o abastecimento de água em Sena Madureira é a construção de uma ETA na comunidade Boca do Caeté, que está na sua reta final e atenderá mais de 60 famílias”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.