Sena Madureira recebe o Programa de Atendimento à Pessoa Deficiente

Mais de 60 equipamentos para uso pessoal e acessórios de fisioterapia para Hospital João Câncio foram distribuídos.

dsc_0032.jpg
 
dsc_0040.jpg

Anos passados, antes de eleger-se senador, o infectologista Tião Viana percorria o município de Sena Madureira realizando um estudo sobre a hepatite. Na cidade, visitou um morador do bairro do Cafezal, portador de deficiência física, que havia quase dois anos não saía de casa porque simplesmente não tinha meio de locomoção. Essa situação inspirou o hoje senador da República a incluir no Orçamento Geral da União uma emenda de R$ 3.030.000,00 que fará do Acre o primeiro Estado a ter 100% de sua população portadora de deficiência usando algum equipamento ortopédico.

O Programa de Atendimento à Pessoa Deficiente foi instituído há dois anos pelo Governo Federal. No Acre, é conduzido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Saúde.  Vários municípios já receberam o programa e nesta sexta-feira, 6, mais de 60 pessoas foram beneficiadas com equipamentos como cadeira de rodas comum e motorizada, bengalas, muletas, entre outros. 

O Hospital João Câncio recebeu, do mesmo programa, R$ 80 mil em equipamentos como bicicletas ergométricas, aparelho de ondas curtas, aparelho de ultrassom. "Este esforço é pela vida, pela dignidade humana", afirmou Tião Viana.

 A cerimônia de entrega dos equipamentos foi realizada na manhã desta sexta-feira, 6,  na sede da Ufac e reuniu pessoas que em geral há muito tempo lutavam para obter um acessório novo ou trocar o antigo. A cerimônia reuniu as principais autoridades de Sena Madureira, como o prefeito Nilson Areal; o presidente da Câmara de Vereadores, Jairo Cassiano; os vereadores Hermano Filho, Dinho e Juza, além do deputado Gilberto Diniz e do secretário de Estado da Saúde, Osvaldo Leal.  

"São equipamentos para uso rotineiro e para  tratamento de coluna e material ortopédico para a unidade de fisioterapia do Hospital João Câncio", explicou o médico Carlos Eduardo, da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre).  De seu lado, Nilson Areal destacou a  relevância de Sena Madureira no trabalho do Governo do Estado e do senador: "esta cidade precisa de gestos como este", disse o prefeito.  "Este ato tem muita importância para Sena", completou Jairo Cassiano.

Para o secretário Osvaldo Leal, o programa acreano, no sistema em que vem sendo conduzido, realmente fará do Acre o primeiro a ter toda sua população deficiente física atendida com os equipamentos.  "Esta é uma ação de extrema visão social", disse Leal.

Vida nova para Lucas

Um caso emblemático é o do menino Lucas da Silva Souza, de cinco anos, morador do Seringal Novo São José, localizado rio Iaco.  Lucas não produziu oxigênio suficiente durante o parto e teve paralisia cerebral. Desde então, não saía da cama porque sua família, morando distante da cidade, sequer conseguia informações de como obter uma cadeira para Lucas. "Foi aí que ouvi pelo rádio que o Governo estava fazendo inscrição para as pessoas que precisam de cadeira de rodas. Fiz e consegui", disse a mãe de Lucas, Francisca Romana, que viaja quase um dia inteiro de canoa movida a motor de rabeta para chegar a cidade. "Com meu coração de mãe, posso ver a felicidade nos olhos de Lucas", disse Romana, com os olhos marejados de lágrimas.

A partir de agora, tanto sua vida quanto a de seu filho estará completamente -é o que ela tem certeza. "Poderei levar ele para onde for, à praia, ao igarapé, ao roçado. É uma vida nova para meu filho".

O que eles disseram

{xtypo_quote}"Fico feliz que o Acre agora tem referências boas na política como o senador Tião Viana"

Juza, vereador em Sena Madureira

{/xtypo_quote}

 

{xtypo_quote} "O que vemos aqui é uma grande ação social em favor de todos"

Gilberto Diniz, deputado estadual

{/xtypo_quote} 

 

{xtypo_quote} "Nada melhor que equipamentos como estes que passa a dar acessibilidade e mais qualidade de vida"

Dinho, vereador

{/xtypo_quote} 

 

{xtypo_quote} "Este é o resultado real do trabalho do senador Tião Viana e do Governo do Estado"

Hermano Filho, vereador

{/xtypo_quote} 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter