SEPMulheres promove roda de conversa literária no presídio feminino

Reeducandas se emocionam com obra literária de escritora acreana (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Reeducandas se emocionam com obra literária de escritora acreana (Foto: Edna Medeiros/Secom)

Memorável para as várias mulheres que lotaram o centro de convivência do Presídio Feminino Dr. Francisco de Oliveira Conde de Rio Branco, a Roda de Conversa Literária e Dramatização de Texto com os escritores Olívia Maria Maia e Elísio Pontes, na manhã desta terça-feira, 10.

Após declamar um texto da escritora Cora Coralina, Olívia Maria destacou que todos têm o direito de compartilhar os bons textos e das belas histórias literárias. A leitura e dramatização de seus textos proporcionaram brilho e lágrimas nos olhos de quem ouvia.

Para a reeducanda Sebastiana Oliveira, foram momentos únicos e inesquecíveis. “Esta é a primeira vez que ouço poesias. Gostei muito. Agora quero conhecer outros autores e outras histórias”, relatou.

Olívia afirma que a literatura mobiliza as pessoas para a percepção de uma vida melhor (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Olívia afirma que a literatura mobiliza as pessoas para a percepção de uma vida melhor (Foto: Edna Medeiros/Secom)

Em sua fala, a escritora, que é acreana, reconstitui, com notável força poética, paisagens e figuras humanas do início de sua vida em meio às terras, florestas, águas, dias e noites do Acre. Por esse motivo, a ficção de Olívia atraiu o interesse de todos que a ouviam.

“A literatura mobiliza as pessoas para a percepção de uma vida melhor. A literatura permite que plantemos sementes no coração de quem a lê ou escuta, e essa semente foi plantada hoje na vida dessas reeducandas”, frisou a escritora, que é natural de Rio Branco e mora em Brasília, onde se formou em Sociologia e Psicologia.

Biblioteca será reativada no presídio

Aproveitando a oportunidade, a gestora da SEPMulheres, Concita Maia, anunciou que a biblioteca do presídio será reativada em breve.

Segundo Maia, a leitura assume um papel importante na promoção do desenvolvimento cultural, científico, político e, consequentemente, econômico dos povos e dos indivíduos. “A leitura permite a liberdade do pensamento, do coração, além de proporcionar momentos de lazer e prazer”, destacou.