Ser Homem conclui 21º grupo de atendimentos a autores de violência

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), encerrou nesta terça-feira, 17, o 21º grupo de atendimento do Serviço de Responsabilização para Homens Autores de Violência Doméstica (Ser Homem) a homens que foram ou estão sendo acusados da prática de violência doméstica.

Com o encaminhamento da rede de atendimento à mulher vítima de violência doméstica, os autores das agressões participam de cinco encontros do projeto, nos quais, por meio da metodologia de grupos reflexivos, cria-se a possibilidade de discutir as atitudes violentas com a finalidade de promover a sensibilização para uma mudança de comportamento.

A coordenadora do Ser Homem, Luiza Barros, relata que o projeto, encerra o ano com dados positivos sobre eficácia de suas ações: “Concluímos o nosso trabalho superando a meta inicial de 150 homens atendidos, para o quantitativo de 307, dos quais apenas 10 foram reincidentes”, informa Luiza.

Fabrício Soares*, participante do grupo, declara que o acolhimento e as orientações recebidas durante os encontros do Ser Homem foram essenciais para a compreensão que nada justifica a violência contra as mulheres. “Eu apreendi a respeitar o direito da minha companheira. Agora, na hora de qualquer desentendimento, vou saber me controlar e tomar as decisões corretas. E vou orientar os meus amigos que estão passando pelo mesmo problema”, relatou.

O autônomo José Almeida* explica como era difícil compreender seus comportamentos agressivos, pois a sua criação foi muito severa, o uso da violência era algo corriqueiro na sua vida.  “Hoje eu consegui observar o quanto eu era machista e covarde. Graças ao trabalho da Sejudh, vivo em paz com a minha esposa e filhos”, explicou.

O Ser Homem é um convênio executado pela Sejudh e o Ministério da Justiça que, a partir de 2014, será uma política pública permanente do governo do Estado.

*nomes fictícios

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter