Serviços de saúde são ofertados durante o Comunidade Segura no Calafate

Os profissionais e acadêmicos da área de saúde disponibilizaram testes rápidos e o Consultório de Rua (Foto: Emanuel Pamplona/Assessoria CBMAC)
Os profissionais e acadêmicos da área de saúde disponibilizaram testes rápidos e o Consultório de Rua (Foto: Emanuel Pamplona/Assessoria CBMAC)

Um dos serviços ofertados pelo projeto Comunidade Segura, que teve o lançamento na manhã desta sábado no bairro Calafate, são os atendimentos de saúde, organizados pelas secretarias de Saúde do Estado (Sesacre) e do Município (Semsa) em parceria com a Faculdade União Educacional do Norte (Uninorte).

Durante os atendimentos, os profissionais e acadêmicos da área de saúde, disponibilizaram para a comunidade testes rápidos de HIV, hepatite B e C e Sífilis, vacinas contra H1N1, atendimento odontológico, além das ações de combate à dengue, Chikungunya e Zika.

“É muito gratificante poder participar de um projeto inovador e ousado como o Comunidade Segura, pois esse trabalho que envolve vários órgãos trazendo uma ação específica de cada um, faz com que a comunidade se sinta acolhida pelo poder público”, disse a coordenadora da área técnica da Saúde Municipal, Vanessa Rodrigues de Araújo.

Ela ressalta ainda que outro diferencial oferecido à população é o Consultório na Rua, pois consiste em um serviço da atenção básica que trabalha com população em vulnerabilidade social, com atendimentos de saúde em geral, com enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo e educador social.

Saúde na prática

Para a acadêmica do terceiro período de odontologia da Uninorte, Andreia Azevedo, participar de uma ação como essa é de suma importância para a formação profissional, pois aproxima a teoria da prática, por meio do acompanhamento dos problemas mais comuns da comunidade.

A dona de casa Ana Maria Freitas, diz que irá participar de todas as atividades. “Não é comum ver tantos serviços públicos perto de minha casa, aproveito essa oportunidade para vacinar meus filhos e participar das palestras da Segurança Pública, pois quero contribuir de alguma forma para que meu bairro seja um local seguro”, declarou.