zelo pelo patrimônio

Servidores do Estado recebem treinamento para reavaliação de bens públicos

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Gestão Administrativa (SGA), iniciou na manhã desta quarta-feira, 16, o Treinamento de Avaliação e Reavaliação de Bens do Sistema de Gestão de Recursos Públicos (GRP), no Módulo de Bens Móveis, destinado aos responsáveis pelos setores de patrimônio de toda a máquina pública estadual. Cerca de 60 servidores participam do curso, que termina na quinta-feira, 17.

“Somos hoje um exemplo para outros estados no controle e cuidado com os bens e imóveis do governo, por meio do sistema GRP, que é interligado com os órgãos de fiscalização. Este é o segundo momento de reavaliar os bens do estado, para mantermos o que já tínhamos e o controle dos que foram adquiridos ao longo dos anos”, declarou a gestora da SGA, Sawana Carvalho.

De acordo com Vander Nicácio, coordenador do Departamento de Modernização e Gestão de Processo e Sistema, o treinamento dos servidores é feito em parceria com o Banco Mundial, que tem por objetivo nivelar todos os patrimônios das secretarias estaduais. “Estamos reavaliando os bens de depreciação. É uma norma da Secretaria do Tesouro Nacional, pois é uma atividade que precisa ser realizada. O Estado finalizou o processo de inventário, e na sequência precisamos ter uma reavaliação dos bens”, afirmou.

Para a chefe da Divisão de Imobiliário do Estado, Conceição Lira, durante esses dois dias, os representantes de cada secretaria que trabalham com o patrimônio público foram treinados a fim de que cada um saiba registrar os bens governamentais no sistema GRP. “Esse é um compromisso do governo, junto com o Tribunal de Contas da União [TCU], no repasse das informações de todas as aquisições realizadas pelo governo durante sua gestão.”