Servidores participam de oficina de reaproveitamento alimentar

A oficina faz parte da programação de atividades da campanha Lixo Zero (Foto: Rose Farias/ Secom)
Oficina faz parte da programação de atividades da campanha Lixo Zero (Foto: Rose Farias/ Secom)

Na quarta-feira, 22, a parceria do Acre Solidário com a Rede Estadual de Humanização, coordenada pela Secretaria de Estado de Gestão Administrativa (SGA), resultou na realização da oficina de Sucos Saudáveis, com servidores da Casa Civil.

A ação faz parte da programação de atividades que irá difundir nas secretarias a campanha Lixo Zero – Põe a Mão na Consciência, idealizada pela primeira-dama, Marlúcia Cândida.

Montada no espaço aberto da Casa Civil, a abertura da oficina foi com um esquete sobre consciência ambiental, encenada por gestores da secretaria Adjunta de Humanização da SGA.

Em seguida, Iara de Moura Magalhães, estagiária da área de nutrição da SGA, iniciou a formação para cerca de quinze servidores.

“Trabalhamos o reaproveitamento alimentar. Ensinamos receitas de como fazer sucos saudáveis utilizando o reaproveitamento daquelas partes não convencionais do alimento, como casca, talo, raízes, que são partes que raramente são utilizadas. Sabemos que são nutritivas, e poucas pessoas conhecem sobre esse valor”, explicou Iara.

A relação com a campanha Lixo Zero é o reaproveitamento alimentar. Segundo Iara de Moura, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 35% dos alimentos produzidos no Brasil são desperdiçados. “Isso equivale a 50 milhões de pessoas que poderiam estar sendo nutridas com esses alimentos”, comentou.

Além dos sucos, foram ensinadas receitas de bolos, doces e saladas, utilizando as partes não convencionais dos alimentos.

“Essa oficina é importante para conscientizar as pessoas sobre sua relação com o meio ambiente. Agradecemos pela parceria com a Rede, que vem difundindo a Lixo Zero”, ressaltou Walnizia Cavalcante, coordenadora das ações da campanha, que tem o apoio da SOS Amazônia e do governo do Estado

“Para o servidor é importante essa sensibilização, a fim de que reflita sobre a sua forma de se relacionar com o ambiente que integra”, afirma a secretaria adjunta de Pessoas e Humanização, Elineide Meireles.

A programação de atividades da Rede de Humanização envolverá oficinas de reciclagem, “aulão” ao ar livre e esquetes teatrais, que visam contribuir com as boas práticas ambientais. Mais informações, ligue no 3215-4102.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter