Valorizando o servidor público

Servidores públicos expressam sua arte por meio da Mostra Arte do Servidor

Na tarde desta sexta-feira, 20, a servidora pública Ivoneide Camelo Bacelar realizou sua Exposição de Mandalas, na Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

O evento faz parte do projeto Mostra Arte do Servidor da Secretaria de Estado da Gestão Administrativa (SGA), com o gerenciamento da diretoria de humanização.

Exposição ficará na SEE no período de 20 de abril a 4 de maio, para apreciação dos servidores em geral (Foto: Denis Pedrosa)

A exposição busca incentivar e valorizar o trabalho dos servidores públicos artistas promovendo um circuito de exposições nas secretarias.

Ivoneide Camelo já tinha desenvolvido essa exposição na SGA, e a partir de hoje ela expõe seu trabalho, que segue até o dia 24 de maio, em sua secretaria de origem, ou seja, no ambiente de trabalho que a servidora atuou.

Servidora aposentada, Ivoneide Camelo, conta que começou seu trabalho pintando pano de prato, depois passou para tela, tendo como foco de interesse o paisagismo. “São dez obras, com dimensões de até 1m x 1m, e são confeccionadas com técnicas de pinturas e materiais diversificados: tinta acrílica, papel laminado, miçangas, pedrinhas e outros”, declarou.

A artista diz ainda que desenvolve um trabalho baseado na simbologia e os enigmas que envolvem o sagrado, representados pelas formas geométricas, os desenhos têm significados profundos, onde busca captar a essência da pessoa que encomendou o trabalho, ou então, nascem simplesmente do seu olhar, de sua observação do mundo.

Buscando talentos

O projeto Mostra Arte do Servidor busca incentivar o servidor em seus talentos para os demais colegas possam conhecer as capacidades, que vão além do desempenho do dia a dia, dos colegas de trabalho.

De acordo com a representante da diretoria de humanização da SGA, Jucelia Moreira, esses talentos podem ser música, pintura, confecções de esculturas, entre as mais variadas expressões de arte.

“Acreditamos que a arte mobiliza as pessoas, mobilizando ações e potencializando a criatividade dos servidores, ao apreciar uma obra de arte como essas criadas pelo próprio colega de trabalho, faz com que valorizamos ainda mais a amizade e admirar o colega de trabalho.”

Para a professora, representante da gestão da SEE, Cleide Prudêncio, é uma honra receber a exposição desses quadros na secretaria. “Esse tipo de atividade foge do cotidiano do servido e se torna um momento de admirar o trabalho que a colega desenvolve em suas horas vagas”, declarou.

Mostre a sua arte

O servidor que deseja fazer parte do projeto, basta procurar a secretaria de estado de Administração, localizada na região central de rio Branco, se dirigir até a diretoria de humanização, ou procurar o núcleo de humanização de sua respectiva secretaria.