Sesacre debate aprimoramento da Gestão da Atenção Básica em Brasília

Iniciou na última terça-feira, 18, em Brasília, e finalizou nesta quinta-feira, 20, o VII Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica que teve como objetivo discutir o aprimoramento da Política Nacional de Atenção Básica (Pnab).

Marília Carvalho, gerente da Divisão de Atenção Primária/Saúde da Família, representou a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

O evento reuniu mais de 240 gestores estaduais e municipais, representantes das áreas técnicas do Ministério da Saúde (MS), dos Conselhos Nacional de Saúde (CNS), de Secretários de Saúde (Conass) e do Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), além de profissionais e gestores da Atenção básica.

O fórum é realizado desde 2012, e ocorre pelo menos uma vez ao ano. Este ano, a metodologia do evento foi pensada de maneira que os participantes tivessem a oportunidade de discutir minuciosamente os eixos temáticos propostos e, ainda, produzissem um documento propondo soluções para os desafios apresentados.

Dentre os assuntos que foram pauta no encontro destacaram-se: o estabelecimento de um processo de consulta qualificada ao conjunto de atores que atuam na construção da Atenção Básica sobre a revisão da Política Nacional; elaboração de um documento com consensos estabelecidos no processo de discussão do fórum como subsídio para as discussões de revisão da Pnab na Comissão Intergestora Tripartite (CIT).

Para Marília Carvalho, o fórum se dá em momento oportuno, uma vez a Atenção Primária à Saúde (APS) passa atualmente por um processo de aprimoramento da Política Nacional, e aqui enfatiza a reorientação do modelo assistência a partir de um sistema universal e integrado de atenção à saúde.

“Estivemos reunidos durante três dias tratando de assuntos que englobam os desafios persistentes e indicam a necessidade de articulação de estratégias de acesso aos demais níveis de atenção à saúde, de forma a garantir o princípio da integralidade, visando a apreensão ampliada das necessidades de saúde da população e à superação das iniquidades entre as regiões do país”, relatou a gerente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter