Técnicos do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (DAPE) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), juntamente com outros setores que compõem a Atenção Primária, com orientação da Vigilância em Saúde, passaram a manhã de quinta-feira, 15, reunidos para traçar um plano operativo, baseado na metodologia ativa, como parte da assessoria técnica que será realizada no município de Porto Acre.

De acordo com o gerente do DAPE, João Paulo Silva, a Sesacre prestará orientações à gestão do município, promovendo oficinas e capacitações com objetivo de fortalecer e melhorar a assistência da atenção básica em Porto Acre.

“Estamos priorizando, principalmente os indicadores de saúde do município de Porto Acre, com foco na execução de recursos da atenção básica, nas ações estratégicas que contemplam a atenção básica, sempre com o objetivo de uma assistência de qualidade ao usuário, no caso ao munícipe de Porto Acre”, destaca.

A parceria do Estado com o município surgiu a partir de uma solicitação da Secretaria de Saúde de Porto Acre, que procurou a Sesacre para uma consultoria de planejamento com base na situação de seus indicadores de saúde e também em decorrência de algumas dificuldades com a reformulação da Política Nacional da Atenção Básica.

“Vamos orientar a gestão do município como conduzir, trabalhar e também como acessar melhor a assessoria do Estado. Somos assessores técnicos nesses assuntos referente as políticas públicas de atenção básica. Houve recentemente uma reformulação da Política Nacional de Atenção Básica, o que vem gerando muitas dúvidas. Portanto, como forma de assessorar e orientar tecnicamente, vamos promover oficinas em Porto Acre, para que os profissionais tenham domínio dos seus instrumentos de gestão”, finaliza o gerente do Dape.