Sesacre define ações para reestruturação do Fundo Estadual de Saúde

Secretário adjunto de Administração e Finanças da Sesacre, Keyber Guimarães, recebeu a equipe técnica do Conass na última quinta-feira (Foto: Júnior Aguiar)

Um novo modelo de reestruturação da Saúde vem sendo discutindo em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), para garantir um aprimoramento e melhorias gerencial e operacional, como instrumento de gestão da Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre).

O projeto prevê o fortalecimento de cinco eixos prioritários com base na lógica do Sistema Único de Saúde (SUS) sendo eles: Planejamento, Administração Pública, Gestão de Trabalho, Estruturação do Fundo Estadual de Saúde e Execução Orçamentária e Financeira, que garantirá melhor organização administrativa, com planejamento e velocidade nas ações no sistema de saúde do Estado.

O secretário adjunto de Administração e Finanças da Sesacre, Keyber Guimarães, recebeu a equipe técnica do Conass na última quinta-feira, 21, como parte da agenda de três dias, com o objetivo de identificar problemas e apontar melhorias na gestão da Sesacre, desenvolvendo e discutido projetos de reorganização nas áreas da administração pública, execução orçamentária e finanças, fundo de saúde e questões de planejamento de gestão.

“Estamos buscando, junto com o Conass, um aprimoramento, ou seja, ajustando as diretrizes normativas da Lei 141, tendo como resultado principal a melhoria da eficiência de gestão”, destacou o secretário.

A programação do encontro, que encerrou nesta sexta-feira, 22, teve como proposta a criação de grupos de trabalho para identificar os problemas e definir prioridades para a construção do plano de ação.

“O Fundo de Saúde é um instrumento de gestão importantíssimo dentro da saúde, pois ele melhora a produtividade, melhora as aplicações dos recursos e, principalmente, cumpre um dispositivo constitucional de organização do Fundo de Saúde de acordo com a Lei Complementar 141”, ressalta Sandy Carnot, diretor executivo do Conass.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter