Nesta semana

Sesacre e gestões municipais finalizam conferências de Vigilância em Saúde

Gestões municipais estão finalizando nesta semana, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), as conferências municipais de Vigilância em Saúde. Restam apenas oito municípios. Em outubro, será realizada em Rio Branco a conferência estadual.

Segundo Moisés Viana, diretor de Vigilância em Saúde da Sesacre, os encontros têm sido muito produtivos e com bom desempenho dos municípios frente à organização e condução das atividades, tendo em vista que o Estado é um apoiador e facilitador do processo.

“Está sendo muito importante ouvir em cada cidade as necessidades com relação à vigilância, focando na promoção e prevenção da saúde junto à rede de atenção primária. Essa é uma boa experiência para o Estado poder se aproximar dos municípios e entender as necessidades e proposta que eles têm e entendem que deve ter dentro do âmbito municipal”, destacou Viana.

A importância das ações de Vigilância em Saúde

Para entender melhor a importância desses debates e do trabalho das equipes de Vigilância em Saúde, Viana explica que a atuação dessa área da saúde está relacionada às praticas de promoção e atenção à saúde da população na adoção de meios que previnam e combatam doenças.

Dentro da Vigilância em Saúde estão a Vigilância Epidemiológica, que atua nas ações de controle, combate e prevenção a doenças, e a Vigilância Sanitária, que atua nas ações que visam eliminar, diminuir ou prevenir os problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços.

“Temos a Vigilância em Endemias e Saúde do Trabalhador, entre outras, e é fundamental a atuação da Sesacre nas cidades para auxiliar os municípios nesse trabalho que visa a melhoria e garantia de saúde das comunidades”, pontuou Viana.