Sesacre encerra atividades do Julho Amarelo

Servidores da Sesacre participaram das últimas atividades do Julho Amarelo (Foto: Leônidas Badaró)

Com o objetivo de salientar a importância da prevenção contra as hepatites, foram realizadas durante todo o mês de julho, com o tema “Sem perceber, você pode ter”, atividades em alusão combate à doença. Todos os anos, o mês, chamado de “Julho Amarelo” é escolhido para se intensificarem as ações voltadas às prevenções dos diversos tipos de hepatites.

Em 2017 não foi diferente. A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Divisão de Infecções Sexualmente Transmissíveis IST/AIDS e Hepatites Virais, realizou diversas ações voltadas para o controle da doença. Também foram disponibilizados 20 mil testes rápidos distribuídos nas unidades de saúde do estado.

“O Julho Amarelo existe para que possamos sensibilizar as pessoas da importância de se prevenir. É importante discutir sobre o assunto e ter o diagnóstico o mais cedo possível’’, destaca o secretário adjunto de Planejamento e Gestão, Rui Arruda.

O encerramento da campanha foi na própria Sesacre, com a realização de palestras, além da oferta de vacina e testagem rápida para HIV, hepatite e sífilis.

“O grave das hepatites é que em sua maioria dos casos elas não apresentam sintomas. Só vão manifestar em um estágio avançando, quando muitas vezes já é uma cirrose hepática ou mesmo um câncer de fígado. Por isso é importante fazer os testes rápidos que estão disponíveis nos postos de saúde todos os anos”, afirma Ruth Uchôa, infectologista.

Vacina é uma das formas de prevenir as hepatites (Foto: Leônidas Badaró)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter