Sesacre promove capacitação de atenção à saúde bucal

Odontólogos, auxiliares de saúde bucal, técnicos e gestores participam nesta terça-feira, 21, no auditório do Instituto de Previdência do Estado do Acre, de uma capacitação de normas e medidas de proteção e cuidado da saúde bucal. O evento é realizado pela Secretaria de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Atenção Primária Políticas e Programa Estratégico e a Divisão de Saúde Bucal.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas (IBGE) revelam que apenas 53% da população brasileira mantêm a higiene bucal em dia.  “Além de escovar os dentes diariamente o uso de fio dental também é necessário, isso é o básico para ter uma boa higiene bucal. Mas é preciso também acabar com a cultura que o brasileiro tem de qualquer coisa tirar um dente, um dente perdido pode trazer várias outras consequências”, diz Flávio Ikuma,  fiscal do departamento de vigilância sanitária da Sesacre e responsável pela palestra.

O treinamento é uma das formas de orientar os profissionais para que possam conscientizar a população sobre a importância da prevenção quando se fala em saúde bucal.“Estamos sempre procurando atualizar os profissionais, para a melhoria dos serviços. A saúde é vista como um processo dinâmico, que tem muitas atualizações, então a capacitação é muito importante”, afirma Paulo Roberto Pires, gerente da divisão de saúde bucal da Sesacre.

Cerca de 30 profissionais das unidades de pronto atendimento e saúde da família dos municípios de Porto Acre e Capixaba participaram da capacitação. “Pelo fato de sermos do interior, acabamos ficando desatualizados sobre alguns assuntos. A capacitação está sendo primordial, por abordar a biossegurança e as atualidades de odontologia e saúde bucal”, afirma a cirurgiã dentista Hivanna Rocha, de Porto Acre, ao destacar a importância da participação de profissionais dos municípios no treinamento.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter