Capacitação de servidores

Sesacre realiza capacitação de servidores sobre gestão em saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) iniciou na última quinta-feira,14, uma importante capacitação para os servidores, sobretudo o que estão em algum cargo de gerência e chefia de departamento. O objetivo é estar preparado para enfrentar os novos desafios juntos com a nova gestão.

Um dos palestrantes, o médico sanitarista Fábio luiz Alves, com longa experiência em gestão e pesquisa e professor da Unicamp, já foi responsável pela área de humanização no Ministério da saúde. O outro palestrante foi o Dr. Francisco Miranda, administrador e advogado com vasta experiência em gestão em saúde na área pública e privada.

A finalidade da capacitação dos servidores diz respeito ao diagnóstico situacional e da competência técnica da própria Sesacre. “É preciso identificar os gargalos do nosso setor, por isso temos que realizar um plano de enfrentamento e isso está sendo feito junto com uma equipe técnica que está prestando assessoria à nossa secretaria”, explicou a chefe do Setor de Humanização da Sesacre, Francinete Barros.

Capacitação tem como objetivo preparar os técnicos para atender às necessidades da pasta em todo o Estado (Foto: Assessoria/Sesacre)

Conhecer a nova estrutura da Saúde e suas competências é fundamental para que a nova gestão possa prestar um serviço de qualidade em todos os 22 municípios do nosso Estado. “Essa capacitação é uma determinação do secretário Alysson Bestene, que vê como necessidade essa rede de comunicação”, disse.

A capacitação foi realizada no mezanino da Secretaria e junto com ela também foi realizada a construção do novo organograma, necessário a partir da aprovação da reforma administrativa do Estado realizada no final do ano passado pela Assembleia Legislativa (Aleac).

Isto porque, conforme explica, Francinete Barros, o antigo organograma perdeu a validade na medida em que a reforma deu uma nova cara para o órgão. E essa construção, garante, está sendo uma construção coletiva.

Ao final do encontro, que ocorreu neste sábado, 16), será elaborado um plano de ação da Sesacre e um contrato de gestão a partir dos objetivos estabelecidos como meta de trabalho para o ano de 2019.