Prevenção

Sesacre realiza oficina de integração entre vigilância e atenção básica

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) deu início na manhã desta terça-feira, 25, à 1ª Oficina de Integração da Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica, com representantes de 11 municípios do estado. O objetivo ao juntar coordenadores municipais da vigilância epidemiológica e da atenção básica é planejar e organizar ações que se tornem mecanismos de prevenção e disseminação das doenças.

Elaine Costa, gerente do departamento de vigilância epidemiológica, fala sobre a oficina, que se estende até a sexta-feira, 28. “Sem essa vinculação entre vigilância e atenção básica, é praticamente impossível fazer o monitoramento das doenças de notificação compulsória e propor medidas de prevenção e controle”, explica Elaine.

Uma das razões de propor a integração de ações é que são os profissionais da atenção básica que fazem o contato diário com a população que procura atendimento nas unidades de saúde. Como o objetivo é focar todo os esforços na saúde preventiva, nada melhor que envolver esses profissionais na oferta de atividades e ações de saúde que ampliem a qualidade de vida da população.

Representantes de 11 municípios participam de oficina, que integra ações da vigilância epidemiológica e atenção básica (Foto: Leônidas Badaró)

“A vigilância acontece dentro das unidades de saúde, onde é caracterizada a atenção básica. Quem faz vigilância são o enfermeiro, o médico e os demais trabalhadores em saúde, que acolhem e conhecem as pessoas. Por isso a importância desse trabalho integrado”, afirma Marília Carvalho, gerente de atenção básica da Secretaria de Saúde.

Participam representantes de Rio Branco, Senador Guiomard, Sena Madureira, Porto Acre, Acrelândia, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Bujari e Santa Rosa do Purus.