Sesacre realiza programação no dia de luta antimanicomial

Nesta quinta-feira, 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O movimento surgiu no final da década de 1970, por meio de uma iniciativa de trabalhadores da área da saúde e pessoas que possuíam familiares com transtornos.

No Brasil, 24 milhões de pessoas precisam de atendimento de saúde mental. Para conscientizar a população da gravidade do problema, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Divisão de Saúde Mental, realiza uma programação durante todo o dia.

A luta antimanicomial tem o intuito de propor uma mudança de tratamento aos pacientes que sofrem com algum tipo de distúrbio mental, e também discutir e enfrentar o preconceito ainda existente na sociedade.

“A programação é uma forma de expandir e mostrar a importância de um tratamento mais humanizado. Nosso objetivo também é explicar que existem profissionais capacitados nessa área, e que um acordo entre o município de Rio Branco e o estado proporcionou a criação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)”, explica Márcia Aurélia Pinto, coordenadora da divisão estadual de saúde mental da Sesacre.

As atividades ocorrem na parte da manhã desta quinta-feira, no Senadinho, localizado no centro de Rio Branco, a partir das 9 horas e no período da tarde no Parque Capitão Ciríaco a partir das 15 horas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter