Diálogo e presença

Sesp empossa membros do Conselho Comunitário de Segurança na Transacrena

Ao todo, serão seis Consegs na capital, que, funcionarão como uma espécie de “braço” do Estado na comunidade (Foto: Pedro Paulo/Assessoria Sesp)

A região da Estrada Transacrena foi a primeira de Rio Branco a ter empossados seus representantes no Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) implantado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).  Ao todo, serão seis Consegs na capital que funcionarão como uma espécie de “braço” da Sesp na comunidade.

Francisco Moreira foi eleito o primeiro presidente do Conseg da região. Líder comunitário e agora conselheiro, falou sobre essa parceria que a comunidade celebra com as forças policiais. “Juntos nós vamos achar uma solução para melhorar os indicadores da violência aqui”, destacou.

Segundo Vanderlei Thomas, secretário adjunto de Integração Social da Sesp: “os Consegs vão aproximar a polícia da comunidade e a comunidade da polícia. Esse é um entendimento do secretário de segurança Emylson Farias.”

O ato de posse dos membros do Conseg na Transacrena ocorreu na sede do antigo Colégio Agrícola, na sexta-feira, 9, e contou também com as presenças do comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (3°BPM), tenente-coronel Edener Franco, do delegado da Polícia Civil, Karlesso Nespolli, lideranças comunitárias e religiosas, além da coordenadora do Núcleo de Pacificação da Sesp, delegada Lúcia Jaccoud.

A professora Euda Lopes, agora membro do conselho, disse não ter dúvidas de que o Conseg será fundamental para ajudar na busca da cultura de paz na região. “Eu acredito que a polícia ouvindo nossas reivindicações ela vai conseguir fazer um serviço mais eficiente para minimizar a violência em nossa comunidade”, observa a educadora.

Para o tenente-coronel Edener Franco, comandante do 3º BPM, localizado na área da Baixada da Sobral, o conselho é de suma importância para aproximar as polícias da comunidade.