Sesp realiza palestra para professores e estudantes em Xapuri

Com o tema “Segurança Pública: Dever do Estado, Direito e Responsabilidade de Todos”, o secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias, ministrou nesta quarta-feira, 4, duas palestras a professores e estudantes de Xapuri.

O evento foi realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), com tradução em Libras, e reuniu alunos do ensino médio do colégio Divina Providência, além dos acadêmicos e profissionais do Ifac.

Com os estudantes do ensino médio e profissionais do Ifac, gestor discutiu sobre segurança pública (Foto: Pedro Paulo)
Com os estudantes do ensino médio e profissionais do Ifac, gestor discutiu sobre segurança pública (Foto: Pedro Paulo)

Conforme o professor Joel Bezerra, diretor do Campus do Ifac em Xapuri, a ideia é discutir com profundidade a segurança pública, dadas as muitas variáveis responsáveis pelos problemas relacionados ao tema.

“A segurança pública e seus desafios na atualidade têm produzido pauta constante. Ouvindo o secretário Emylson, a gente tem a clareza do esforço do governo do Estado para garantir a segurança de todos. O secretário diz que nós somos pagos para fazer o bem. É importante que os alunos entendam que eles também podem fazer o bem”, disse Bezerra.

Segurança não é só polícia

Emylson Farias lembrou que as palestras dialogam segurança pública nos aspectos primários, seja no trato com o vizinho ou na política municipal, que influencia, em última análise, na segurança.

“Esse público que está em formação é importante que tenha a compreensão e a clareza necessárias para levar adiante a ideia da busca constante de uma cultura de paz”, enfatizou Farias.

Fábia Gomes, estudante do Divina Providência, disse considerar interessante a iniciativa para construir uma cultura de paz. “Gostaria de que, além do Ifac, outras instituições fizessem a mesma coisa, afinal, não há melhor remédio para a violência que a conscientização”, ponderou ela.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter