Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri agradece Tião Viana por investimentos

Direção do sindicato aproveitou para agradecer ao governador pelos projetos desenvolvidos nas comunidades rurais da região, além de firmar novas parcerias (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O governador Tião Viana recebeu nesta terça-feira, 8, na Casa Civil, a nova diretoria do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, comandada pelo presidente Francisco Assis, que aproveitou a ocasião para agradecer ao governador pelos projetos desenvolvidos nas comunidades rurais da região, além de firmar novas parcerias.

Segundo Assis, investimentos do governo do Estado no setor produtivo de Xapuri como o programa Florestas Plantadas, o impulso na cadeia da mandioca e até mesmo na infraestrutura, com a construção do anel viário da área urbana do município, têm feito a diferença na região.

Agora, o histórico sindicato – com importante papel nos movimentos sociais de Xapuri e na defesa da preservação da floresta e do bem-estar dos extrativistas que nela vivem – busca fechar novas parcerias com o governo do Estado para ações que fortaleçam ainda mais as cadeias produtivas para aqueles que estão na base da agricultura familiar.

“Temos mais de um milhão de mudas para distribuição entre produtores rurais só este ano. Quero que em pouco tempo possamos sentar e já organizar projetos de fomento as cadeias junto da Seaprof [Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar] e Seap [Secretaria de Estado de Agropecuária do Acre]”, disse o governador.

Para o presidente Francisco Assis, o importante hoje é ir além dos projetos e distribuir o conhecimento de uma visão empreendedora para os extrativistas entenderem a importância dos programas de governo, defendendo capacitações nesse sentido.

“Em Xapuri temos a indústria de preservativos, a fábrica de castanhas e ali pertinho em Brasileia a questão dos suínos, que permitam que nós encontremos mercado para a nossa produção, garantindo a qualidade de vida que a gente precisa”, ressalta Assis.

O encontro ainda contou com a presença de personalidades que têm história ligada ao desenvolvimento de Xapuri como o líder extrativista Raimundo Mendes, o Raimundão, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ronald Polanco, e a deputado estadual Leila Galvão, articuladora do encontro.

“É um sentimento de gratidão, de reconhecimento. O governo do Estado sempre apoiou os movimentos sociais com políticas públicas que atendam as necessidades daqueles que estão dentro da floresta e fazer um encontro desses significa o reafirmamento desse respeito com as pessoas que entendem a floresta”, conta a deputada.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter