Sipam prevê chegada de frente fria ao sul da Amazônia nesta segunda

A friagem já era esperada pelos acreanos (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A Divisão de Meteorologia e Climatologia do Centro Gestor Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) informou na última sexta-feira a chegada de mais uma massa de ar polar na região amazônica. O evento de friagem será muito parecido ao registrado há duas semanas, mas deve durar mais tempo.

A temperatura vai cair em todo o Sul da Amazônia. Na manhã desta segunda a população do Mato Grosso já acordou com temperaturas mais amenas. O frio deve chegar a Rondônia e ao Acre entre a tarde e a noite desta segunda-feira, 19. As primeiras horas de terça-feira já devem ser com temperaturas variando em torno dos 13°C.

Essa friagem será de intensidade moderada e as temperaturas não devem cair muito. Associada aos ventos, a sensação térmica deixa o tempo agradável em todas as regiões. O frio só deve ir embora na quinta-feira.

O que é a friagem?

O fenômeno conhecido popularmente como “friagem” é a passagem de uma massa de ar com características polares, frias e secas, e que se move do Sul do continente sul-americano para o Norte, chegando até ao Sul da Amazônia.  As friagens ocorrem com maior frequência dos meses de abril a outubro, porém as mais fortes são registradas entre junho e agosto.

Antes de atingir a região a frente fria aumenta a instabilidade atmosférica, fazendo com que o céu fique nublado e provocando chuvas. Antes disso observa-se uma elevação nas temperaturas, o que os meteorologistas chamam de aquecimento pré-frontal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter