Feira de negócios

Nazareth Araújo conhece Sistema Biodigestor e visita Economia Criativa na Expoacre 2017

Nazareth Araújo é uma das incentivadoras da economia criativa no Acre (Foto: Val Fernandes/Secom)

A vice-governadora, Nazareth Araújo, prestigiou, na noite deste sábado, 29, a maior feira de Negócios do Acre (Expoacre) edição 2017. Sua agenda começou visitando os estúdios do Sistema Público de Comunicação onde participou da transmissão ao vivo da Agência de Notícia do Acre e falou de assuntos como o programa Mulher Cidadã, meio ambiente e economia criativa.

A convite do secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Sibá Machado, Nazareth Arújo conheceu o que está sendo desenvolvido no quesito Agroenergia.

“O Projeto Biodigestor que está sendo desenvolvido é uma revolução para a zona rural do Acre e se faz necessário tornar essa tecnologia conhecida e utilizada como forma de energia limpa e sustentável”, destacou a vice-governadora. Ainda segundo ela, o próximo passo é transformá-la num programa onde o pequeno agricultor, seringueiro e os indígenas tenham acesso.

Os biodigestores utilizam tecnologias simples, que possibilitam transformar os dejetos de animais em biofertilizantes para serem usados nas lavouras e na produção de biogás, muito útil como fonte de energia.

Para Sibá Machado, o modelo de Agroenergia foi apresentado ao Banco Mundial que autorizou fazer dez unidades experimentais. “Esse foi o primeiro passo para  quem sabe a partir daí, virar um grande programa social para o Acre”, frisou o secretário.

Sendo uma das incentivadoras da economia criativa desenvolvida no estado, a vice-governadora fez questão de visitar as feiras de artesanatos da Expoacre. “O artesanato representa um segmento de atuação abrangente e transversal e, considerando seu potencial produtivo e a capacidade criativa do artesão acreano, um setor com grande perspectiva de crescimento”, disse.