Sistema de serviço de risco de desastres naturais por SMS é iniciado no Acre

Desde o dia 19 de fevereiro, o Acre passa a contar com o serviço de alerta de desastres naturais, que tem a finalidade de prevenir e orientar a população quanto ao risco de enchentes, ventanias, raios, deslizamentos de terra, temporais, entre outras ocorrências.

Em situações emergenciais, o serviço será feito através de SMS gratuito. Para cadastrar o celular o usuário dever enviar uma mensagem de texto para o número 40199, com o Código de Endereçamento Postal (CEP). Após o cadastro, o usuário estará habilitado para receber alertas da Defesa Civil, o sistema também permite que o mesmo aparelho possa cadastrar vários CEPs, podendo cancelar o serviço a qualquer momento.

Os alertas serão produzidos e enviados pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em parceria com os órgãos de Defesa Civil dos estados e municípios, assim que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar em desastres naturais.

Para os moradores do estado do Acre esse serviço será de extrema importância nos meses de agosto, setembro e outubro quando há maior incidência de ventanias, raios que causam quedas de árvores, destelhamentos, o sistema não precisa de uso de internet podendo ser acessado por qualquer aparelho celular.

Segundo o Corpo de Bombeiros, alerta para que caso as pessoas recebam o informe não negligenciem e se previnam.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter