mais rápido

Sistema facilita acesso aos serviços de saúde para pacientes do interior

Representantes do interior do estado conheceram a nova versão do Sisreg (Foto: Maxmone Dias)

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) realiza nesta quinta-feira, 25 uma reunião com os coordenadores de atenção básica e servidores da saúde dos municípios das regionais do Alto e Baixo Acre.

O objetivo é apresentar aos responsáveis pelo agendamento de consultas de pacientes que precisam de atendimento de especialidades médicas que são oferecidas apenas em unidades de saúde de Rio Branco, como consultas, exames específicos e procedimentos cirúrgicos, uma nova versão do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), cedido pelo Ministério da Saúde.

O Sisreg é um sistema web, que facilita o agendamento de consultas, exames e procedimentos dos pacientes do interior do estado. O sistema ajuda a organizar e ter controle do fluxo dos serviços de saúde, melhorando a utilização dos recursos, visando a humanização no atendimento.

“Estamos muito empolgados com essa nova versão do sistema, pois por meio dele, iremos melhorar o nosso processo regulatório”, destaca Andreia Farias, gerente do complexo regulatório da Sesacre.

Além dos coordenadores de atenção básica dos municípios do interior, a intenção do Sisreg é promover capacitação do sistema também entre os profissionais médicos.

Segundo, Andreia Farias, para ter acesso à um número maior de profissionais do interior, incluindo os médicos, o sistema vai usar uma ferramenta que permite teleconferências. “Com essa ferramenta conseguimos capacitar também os médicos que são os responsáveis diretamente pelo encaminhamento desses pacientes para Rio Branco”.