Sistema socioeducativo recebe instrumentos para o Programa Som da Liberdade

Mais uma conquista foi comemorada nesta quinta-feira, 5, pelo sistema socioeducativo, com a concretização de nova ação do Programa Som da Liberdade: a entrega de 120 instrumentos e 180 itens de acessórios musicais que estarão à disposição dos socioeducandos. O evento foi realizado na unidade Acre, em Rio Branco.

O adolescente D. S. P. cumpre medidas socioeducativas há um tempo e encontrou na música um caminho para refletir e reparar erros do passado. E já faz planos: “Quando eu sair daqui quero mesmo é ser um cantor. Antes desse projeto a gente nem sabia do que podia ser capaz”.

Mais de R$ 30 mil foram investidos na aquisição dos equipamentos, por meio de contemplação de edital aberto pela Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas, do Tribunal de Justiça da Comarca de Rio Branco.

Durante a solenidade, a chefe da Divisão do Eixo Políticas para a Primeira Infância, População em Situação de Rua e Prevenção à Drogadição, Suzie Lamas, agradeceu a parceria do Tribunal de Justiça, em nome do Gabinete vice-governadora Nazareth Araújo, que ajuda na execução do Som da Liberdade. “Esses equipamentos vão ajudar a compor uma banda que deve revelar talentos entre os socioeducandos. Uma conquista para esses adolescentes que estão aproveitando as oportunidades dentro do sistema socioeducativo”, enfatizou.

Política pública de ressocialização

(Foto: Val Fernandes/Secom)

O projeto Som da Liberdade teve início em 2015, sendo idealizado apenas para ensinar os menores em medidas socioeducativas a tocar violão. Sua expressão foi tanta que o levou para comunidades e escolas como forma também de prevenção à criminalidade.

Em dezembro de 2017 foi instituído como programa, mediante sanção da Lei número 3.364, aprovada pela Assembleia Legislativa e publicada no Diário Oficial. A política pública estabelece que as aulas de canto sejam parte do dia a dia dentro das unidades socioeducativas.

Esse ganho durante sua gestão foi relembrado pelo diretor-presidente do Instituto Socioeducativo (ISE) Rafael Almeida. “Uma grande conquista foi termos conseguido tornar do projeto um programa e isso denota a relevância desse trabalho que vem sendo feito dentro do sistema, fazendo com que os adolescentes se encontrem com a música, com a cultura, como uma alternativa de mudança de vida dentro da musicalização”.

Além do gabinete da vice-governadoria e do ISE, a ação conta com outros colaboradores, como o Ministério Público do Acre (MPAC), o Movimentos de Mulheres Camponesas, (MMC), a Assessoria Especial da Juventude (Assejuv) e a Fundação Elias Mansour (FEM), entre outros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter