Mais dois batalhões da PM credenciados para policiamento de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) credenciou nesta quinta-feira, 29, mais duas unidades da Polícia Militar a atuar como agentes de fiscalização do trânsito em todo o Estado do Acre. Pelo menos 160 homens e mulheres lotados no 3º e 4º Batalhões, localizados respectivamente na região dos bairros Tucumã e Tancredo Neves, estarão, dentro do policiamento ostensivo de rotina, agindo contra as infrações cometidas no trânsito da capital.

pm_9001.jpg

O credenciamento legal se dá através da portaria 242 do Detran,  de 19 de maio de 2008, e da lei 1.699/95, que deu autonomia administrativa e financeira à autarquia. Na semana passada, foram credenciados o Pelotão Escolar, o 5º Batalhão e a Companhia de Operações Especiais (COE), com 160 homens. No total, somando-se ao contingente da Companhia de Trânsito (Ciatran), unidade especializada, já são 420 homens e mulheres atuando no policiamento de trânsito.

O protocolo de repasse dos blocos de infração e demais materiais de trabalho de rua foi assinado entre o diretor-geral do Detran, Cezário Braga e o comandante PM, Romário Célio, em cerimônia realizada na sede do Centro de Formação e Aperfeiçoamento Policial (Cfap). "Esse credenciamento aumenta o número de pessoas atuando para melhorar o trânsito no nosso Estado", disse Romário Célio.

O número de veículos em circulação nas ruas das cidades acreanas cresceu muito nos últimos anos, saindo de pouco mais de 23 mil no ano de 1992 para 105 mil em 2008. De acordo com Cezário Braga, o número de acidentes cresceu este ano em comparação ao mesmo período de 2007, o que demanda medidas rigorosas para enfrentamento do problema.

Até a edição da portaria do Detran, apenas os policiais da Ciatran poderiam assinar autos de infração, o que vinha sendo obstáculo para a rotina policial.