Socioeducandas participam de atividades culturais na capital

A arte é uma ferramenta valiosa no processo de inclusão social (Foto: Pedro Paulo/Sesp)
A arte é uma ferramenta valiosa no processo de inclusão social (Foto: Pedro Paulo/Sesp)

Um grupo de adolescentes que cumprem medidas no Centro Socioeducativo (CS) Mocinha Magalhães, em Rio Branco, participou de uma peça teatral e outras manifestações culturais que envolveram leitura e música no auditório da Livraria Paim. O evento foi realizado nesta quinta-feira, 28.

A ação faz parte da 2ª edição do Sarau Literário, desenvolvido pelo Instituto Socioeducativo (ISE), como ação pedagógica de socialização e inserção de adolescentes no mercado de trabalho.

Adolescentes com idades entre 15 e 17 anos encenaram peça teatral adaptada de clássicos da literatura brasileira, como o Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. Recitaram poesias e também apresentaram uma sessão de música gospel.

“Nós acreditamos e damos um destaque muito especial para a educação nas ações sociopedagógicas que são desenvolvidas dentro ISE. Acreditamos que a educação renova e transforma, além de oferecer conhecimentos para a vida, dentro de uma cultura de paz”, disse o Rafael Almeida, diretor-presidente do ISE.

Almeida destacou ainda o pioneirismo do CS Mocinha Magalhães na introdução dos livros e na ressocialização das adolescentes em cumprimento de medidas. Lembrou que toda iniciativa no campo da leitura é importante na formação dos jovens.