De olho em talentos

Socioeducandos cantam e encantam em 4ª etapa de competição musical

Foi no embalo de letras musicais de Tim Maia e outros artistas, em meio a melodias como “Quero amor sincero, isto é o que espero. Grito ao mundo inteiro, não quero dinheiro, eu só quero amar”, que a 4ª etapa do Festival Musical “A voz do ISE” foi realizada na última sexta-feira, 8, no Centro Socioeducativo Santa Juliana.

E emoção não faltou por lá. Natélia Souza foi prestigiar o filho, que durante sua interpretação de Romaria manteve o olhar fixo na mãe. E o resultado não podia ser diferente: foram olhos marejados por todo lado, desde os familiares aos convidados e equipe de jurados.

Mãe de socioeducando, emocionada, durante a apresentação (Foto: Assessoria Sisp)

“Meu coração ficou realmente muito emocionado em ver esse lado do meu filho, principalmente por saber o quanto ele é tímido. Só tenho a agradecer por esse cuidado de toda a equipe responsável por proporcionar momentos de alegria assim pra nós como família”, enfatizou Natélia.

Já a jovem Jaqueline Lima esteve na plateia para torcer pelo esposo L. N,. acompanhada pela filha do casal, de sete meses de idade. Ela conta que desde o ingresso do marido no sistema, sempre esteve ao lado dele por saber que a família é muito importante no processo da ressocialização.

“Meu marido veio pra cá quando eu ainda estava grávida e nem assim o abandonei, porque sei que ele está tendo todas as oportunidades pra que quando sair daqui a gente possa viver ao lado da nossa filha e cuidando da nossa família. Estou muito feliz em ver ele agarrando todas essas oportunidades e se esforçando para isso”, frisa Jaqueline.

Sobre o festival

O concurso musical é resultado das ações do projeto Som da Liberdade, executado pelo ISE junto ao gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo.

As etapas de audição estão sendo realizadas em todas as unidades da capital e demais cidades, com o intuito de selecioná-los por meio de audição, para participarem do festival a ser realizado no dia 28 de dezembro, no Teatro Plácido de Castro. Os que chegarem à final vão garantir a participação na gravação de um CD com músicas autorais, sob a coordenação do músico e professor de canto Antônio Carlos Nascimento.

A diretora da unidade Santa Juliana Raquel Moraes esteve na banca de jurados e disse: “Nosso maior desafio é que fazer com que o adolescente em conflito com a lei retorne para a família diferente em todos os sentidos e apostamos na música como mediadora de sonhos a partir do momento em que se descobrem talentos”.

Seletivas estão sendo realizadas em todas as unidades do Sistema Socioeducativo (Foto: Assessoria Sisp)

 

À frente da diretoria adjunta do ISE, Antônio Azevedo destacou a importância de se ter na dedicação à música a ferramenta necessária para mudanças de comportamentos. “A música pode surtir um resultado fantástico na vida desses adolescentes por ter o poder de trazer reflexões inspiradoras e nós já temos o que comemorar com a mudança de posturas dentro das unidades”, disse.

A Promotoria de Justiça da Infância e Juventude também tem apoiado a iniciativa. “Não podemos perder de vista o fato de que depois de um tempo de cumprimento de medidas, esses adolescentes voltarão à liberdade e nosso desejo é que eles retornem ao convívio social, de fato, abertos às novas oportunidades promovidas pela ressocialização”, pontuou a promotora de Medidas Socioeducativas Vanessa Muniz.

O promotor Francisco Maia acrescentou: “Nós todos, poder público e sociedades, somos responsáveis por propiciar às crianças e adolescentes os direitos que lhes são próprios e estabelecidos pela constituição e estatuto. E no caso desses que tiveram sua liberdade interrompida por algum ato infracional não poderia ser diferente, é parte do nosso papel oferecer condições para que tenham, sim, uma chance de vida melhor”.

Som da Liberdade

Festival do Som da Liberadade será realizado no Teatrão, no próximo dia 28 de dezembro (Foto: Assessoria Sisp)

O projeto teve início em 2015 e atualmente funciona às terças e quintas-feiras. A princípio, foi idealizado apenas para ensinar os menores em medidas socioeducativas a tocar violão. Mas, ao longo dos anos se expandiu para comunidades e também escolas como forma também de prevenir e evitar a criminalidade.

Além do gabinete da Vice Governadoria e do ISE, a ação conta com outros colaboradores, como o Ministério Público do Acre (MPAC), o Movimentos de Mulheres Camponesas, (MMC), a Assessoria Especial da Juventude (Assejuv) e a Fundação Elias Mansour (FEM), entre outros.