Solenidade dá posse à nova chefia da Embrapa Acre

Judson Valentim assume o cargo pela segunda vez

posse_judson_900.jpg A nova chefia da Embrapa Acre, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tomou posse oficialmente em solenidade na sede da instituição, nesta segunda-feira, 14, e é agora liderada pelo pesquisador Judson Ferreira Valentim, que já dirigiu o órgão entre 1995 e 1999. A nomeação saiu no dia 22 de fevereiro, por meio de portaria e a transmissão do cargo acontecera no dia 25.

A cerimônia contou com a presença da diretora-executiva da empresa, Tatiana Deane de Abreu Sá, empregados, colaboradores em geral, autoridades e convidados. Também integram a nova direção três chefias adjuntas ocupadas pelos pesquisadores Lúcia Helena de Oliveira Wadt (Pesquisa e Desenvolvimento) e pelos analistas Neutemir de Souza Feitosa (Comunicações e Negócios) e Francisco de Assis Correia Silva (Administração).

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), no Pará, mestre e doutor em ecofisiologia de pastagens pela Universidade da Flórida (EUA), Valentim possui vasta experiência em ciência e tecnologia, atuando como líder de projetos, gestor de instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação e assessor na formulação de políticas e programas com foco no desenvolvimento sustentável da Amazônia. De 1995 a 1999, dirigiu pela primeira vez a unidade e presidiu a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).

De acordo com o pesquisador, um dos maiores desafios da sua gestão será apoiar as políticas dos governos dos Estados e o uso sustentável dos recursos florestais, viabilizando tecnologias e conhecimento a fim de permitir o uso desses recursos de forma sustentável e gerar emprego e renda na floresta, para poder dar uma vida digna à população amazônica.

 Valentim afirma que há ainda muitos obstáculos, como a queima e derruba da floresta na Amazônia para a implantação de atividades agropecuárias. "O Estado tem cerca de dois milhões de hectares de área desmatada, onde predomina a pecuária. Logo, outro desafio nosso é gerar e construir tecnologias para que o sistema da derruba e queima da floresta seja convertido em um sistema sustentável, mais intensivo, mais rentável e que permita o aumento da produtividade da terra, a produção de alimentos, redução das importações, geração de empregos e renda, aumentando assim a qualidade de vida de milhares de produtores", destacou.

 Entre os convidados, estavam o vice-prefeito Eduardo Farias, representando o prefeito Raimundo Angelim, o secretário de Estado de Meio Ambiente Eufran Amaral, representando o governador Arnóbio Marques, e o ex-governador Jorge Viana, presidente do Fórum de Desenvolvimento Sustentável.

 "O nome Judson já é sinônimo de Embrapa, justamente pela dedicação e competência dele como chefe-geral desta instituição", afirmou Viana. Ele também justificou a ausência do prefeito e governador dizendo que os dois não puderam comparecer por se encontrarem em compromisso com o presidente Lula, em Brasília.

 Em discurso, o novo empossado assegurou que os próximos quatro anos serão um tempo de grandes desafios, mas de muitas conquistas para a Embrapa, além de avanços para o Estado. Também elogiou a administração do governo nos últimos anos, comparando-o à do presidente Juscelino Kubitschek. "Juscelino Kubitschek governou o Brasil de 1956 a 1961 prometendo fazer o País avançar cinqüenta anos em cinco. Posso dizer com convicção que o Acre avançou um século em dez anos. O governador Binho Marques estabeleceu que a meta do Estado é fazer do Acre o melhor lugar para se viver na Amazônia até 2010. Para mim, o Acre tem sido o melhor lugar em que vivi nos últimos 29 anos", disse, emocionado. Valentim é mineiro de Conselheiro Pena.

 Em quase 30 anos de existência, a Embrapa Acre desenvolveu tecnologias para a agricultura familiar nos campos da fruticultura, grãos, hortaliças, processamento de óleos essenciais, manejo de recursos florestais, sistemas agroflorestais e pacotes tecnológicos para uma pecuária sustentável. Hoje, a unidade tem cerca de 130 funcionários e o corpo técnico-científico passou por mudanças recentes para atender as demandas tecnológicas do setor florestal, que hoje é a diretriz de desenvolvimento do Estado. Anualmente, o governo federal investe cerca de R$ 20 milhões na Embrapa Acre.

Nos próximos noventa dias, será elaborado pela nova gestão o novo plano diretor (PDU). Durante esse processo, será estabelecida a meta da Empresa para os próximos anos.

Agência de Notícias do Acre 

 

 


Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter