Subcomandante do Bope é homenageado com medalha de mérito Tiradentes em Brasília

Major Assis dos Santos disse que a honraria é o coroamento do trabalho desenvolvido na capital do país pela PM do Distrito Federal (Foto: Arquivo pessoal)

O subcomandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), major Assis Martins dos Santos, foi homenageado com a principal comenda da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF): a ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier — Medalha Tiradentes.

Na cerimônia, o oficial foi representado pela capitã Ana Cássia, policial acreana à disposição da Força Nacional (FN) do Ministério da Justiça, em Brasília.

A cerimônia realizou-se na última sexta-feira, 25, Dia do Soldado, na Academia de Formação de Oficiais da PMDF. Na oportunidade, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, homenageou 200 profissionais pelo relevantes serviços prestados à segurança pública.

“Esta medalha representa o reconhecimento profissional pela instituição responsável pela segurança da capital federal do nosso país aos serviços prestados em prol da população”, afirmou o major Assis.

Currículo

Major Assis dos Santos é especialista em Gestão de Segurança Pública pela Academia Costa Verde da Polícia Militar do Mato Grosso (PMMT). Ingressou na PMAC em 1992, como soldado, em 2005 chegou ao oficialato, comandou o 8° Batalhão de Polícia Militar e atualmente é subcomandante do Bope.
Ainda em 2005, concluiu o Curso de Mergulho Autônomo no Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC); em 2009, fez o Curso de Operadores Especiais (Coesp) da PMMT, mais conhecido como “Caveira”; em 2010, participou do Curso de Instrutores de Policiamento em Fronteiras, organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), no Pará; em 2011, formou-se no Curso de Operações na Selva no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), conhecido como “Guerra na Selva”.

Missões importantes

Em quase quatro anos à disposição da Força Nacional, o militar acreano comandou missões em 23 estados. De acordo com ele, muitas foram marcantes, mas três se sobressaem.
A primeira foi quando comandou a Expedição Tapajós II em área de Selva no Estado do Pará, no ano de 2013, a segunda, coordenando o treinamento para capacitar os policiais que realizaram a segurança da Copa do Mundo FIFA no ano de 2014, e a terceira, ao ser membro da equipe de planejamento e coordenação dos profissionais que operaram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter