Tarauacá comemora 105 anos de história e desenvolvimento

[vc_row full_width=”stretch_row” full_height=”yes” parallax=”content-moving” parallax_image=”335949″ parallax_speed_bg=”1″ css=”.vc_custom_1524602370232{margin-top: -250px !important;}”][vc_column][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row” el_class=”red darken-4″ css=”.vc_custom_1523554452036{padding-top: 50px !important;padding-bottom: 100px !important;}”][vc_column][vc_custom_heading source=”post_title” font_container=”tag:h2|font_size:40px|text_align:center” google_fonts=”font_family:Fira%20Sans%3A300%2C300italic%2C400%2C400italic%2C500%2C500italic%2C700%2C700italic|font_style:700%20bold%20regular%3A700%3Anormal” el_class=”white-text”][vc_text_separator title=”Texto de Juliana Carla || Fotos de Secom/AC || Diagramação de Adaildo Neto” color=”white” el_class=”pequeno white-text”][vc_text_separator title=”Rio Branco, 22 de abril de 2018″ color=”white” el_class=”pequeno white-text”][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1521576300268{margin-top: -100px !important;}”][vc_column el_class=”white”][vc_column_text]Conhecida por ser a terra do abacaxi grande, Tarauacá completa nesta terça-feira, 24, 105 anos de história.

Distante 400 quilômetros da capital, o município tem uma população de aproximadamente 41 mil habitantes, sendo a quarta maior população do Estado, e ocupa o terceiro lugar em extensão territorial, com uma área de 15.553,43 quilômetros quadrados.

O governador Tião Viana aproveitou a data para destacar a história do município.

[aspas fala=”Meus parabéns aos 105 anos de vida de Tarauacá, uma história tão forte de comunidade, uma mistura dos povos indígenas, libaneses, nordestinos, a todos que contribuíram para a formação de uma comunidade tão unida. A Tarauacá, um futuro bonito, um abraço fraterno e que estejamos de mãos dadas no desenvolvimento do Acre a partir dessa cidade. Que o grande rebanho pecuário se multiplique com tecnologia, com conservação da natureza, priorizando a valorização da vida” autor=”Tião Viana”  cargo=”Governador do Estado Acre”]

A base econômica do município fundamenta-se na agricultura, pecuária, pesca e no extrativismo de borracha e madeira para exportação. Com base no desenvolvimento desses setores o município recebe incentivos do governo do estado para o fomento dessas cadeias produtivas.

Destaque especial para o setor da agricultura. Em Tarauacá, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Florestal e Produção Familiar (Seaprof), está investindo mais de R$ 14 milhões no setor rural em Tarauacá em 2017 e 2018, nas cadeias produtivas da borracha, mel, açaí, suinocultura, horticultura, pesca artesanal, fruticultura e piscicultura estão sendo trabalhadas, beneficiando 2.678 famílias.

[aspas fala=”Esse é o maior plano agrícola desenvolvido na região, a produção do município é bastante significativa, inclusive muitos produtos são comercializados em outros estados. Temos o orgulho de fazer parte do desenvolvimento desse município e o governo não mede esforços para fomentar cada vez mais as cadeias produtivas, hoje só temos a comemorar pelos 105 anos das cidades e dos resultados positivos que temos alcançado com o apoio do estado e empenho de cada produtor”  autor=”Neto Thaumaturgo” cargo=”Secretário da Seaprof”]

Morador há quase 50 anos em Tarauacá, o jornalista aposentado Antônio Alves Pereira, afirma que a cidade ainda é o melhor lugar pra se viver, onde criou seus filhos pretende continuar morando nessa cidade que ele considera ser hospitaleira.

“Eu cheguei aqui com 17 anos, aqui eu me casei tive meus filhos e pretendo continuar morando por aqui enquanto Deus me permitir. Aqui é a terra da mulher bonita, o povo é muito unido, muito hospitaleiro, todo mundo se conhece, se cumprimenta, até os grandes empresários são muito humilde. Infelizmente o civismo nos últimos anos não acontece como antigamente, mas Tarauacá merece muitas comemorações por essa data tão importante”, disse Antônio Alves Pereira.

Outro avanço significativo no município é a cidadania e valorização dos imóveis. Por meio do programa de Regularização Fundiária o governo entregou 47.705 mil títulos definitivos na cidade, sinônimo de valorização do imóvel e a possibilidade de o proprietário ter acesso a créditos financeiros.

O aniversário do município também mobilizou autoridades como o diretor-presidente do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Moisés Diniz e também o senador Jorge Viana.

“Tarauacá é uma cidade que adquiriu dois títulos imbatíveis: a terra da mulher bonita e a terra do abacaxi gigante. Rendo minha homenagem ao povo guerreiro de Tarauacá, nesses 105 anos de resistência, de amor e de heroísmo de nossa gente,” ressaltou Diniz.

[aspas fala=”Hoje é aniversário da nossa querida cidade de Tarauacá! Eu não nasci em Tarauacá, mas tenho o título de cidadão tarauacaense com muita honra. Parabéns pra essa terra boa, especialmente para esse povo generoso e extraordinário. São 105 anos de boa história que compõem com destaque a história do nosso Acre” autor=”Jorge Viana”  cargo=”Senador”][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row” full_height=”yes” parallax=”content-moving” parallax_image=”335951″ parallax_speed_bg=”1″][vc_column][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_custom_heading text=”Identidade histórica” font_container=”tag:h2|font_size:40px|text_align:center” google_fonts=”font_family:Fira%20Sans%3A300%2C300italic%2C400%2C400italic%2C500%2C500italic%2C700%2C700italic|font_style:700%20bold%20regular%3A700%3Anormal”][vc_column_text]Pelo Decreto em 23 de outubro de 1912, foi criado o município de Tarauacá, o qual levava o mesmo nome do departamento, este instalado em 24 de abril de 1913, data em que Vila Seabra foi elevada à categoria de cidade e mudou o nome para Tarauacá passando a ser município, em homenagem ao Rio que banha a cidade. A região era habitada por índios Kaxinauás e Jaminauas, às margens dos Rios Tarauacá e Murú. Tarauacá é nome indígena e significa “rios dos paus ou das tronqueiras”. A lenda da “terra do abacaxi gigante” se dá porque o fruto produzido na região chega a pesar até 15 quilos.

Tarauacá é o segundo município do Acre em concentração de Terras Indígenas, são oito áreas, que equivalem a 9,8% da área deste município. Esses povos vivem em 30 aldeias, com aproximadamente 1.639 pessoas. Os Jaminawa da família lingüística Pano cultivam a macaxeira, banana e a caça e pesca. Os Kaxinawá que também são da família lingüística Pano cultivam também o algodão e o amendoim. Alguns destes povos se destacam pela prática da piscicultura, como é o caso dos Kaxinawá da Colônia 27. O acesso a essas terras se dá pela BR 364 e por via fluvial pelo Rio Tarauacá.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter