Taxa de homicídios cai 65% nos 20 primeiros dias de novembro

Segundo o setor de Análise Criminal do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), o Acre registrou 23 homicídios a menos na comparação dos 20 dias de novembro com o mesmo período do ano passado. Ao todo, o indicador reduziu 65,71% na somatória dos 22 municípios. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 20.

Em 2017, de 1º janeiro a 20 de novembro, foram registrados 445 assassinatos. Já no mesmo período deste ano, o quantitativo total de casos caiu para 359, uma redução de 19,33%.

Ações da Segurança Pública reduziram os homicídios nos 20 primeiros dias de novembro (Foto: Arquivo Secom)

Já na capital Rio Branco, foram 75 casos a menos, quando comparados os períodos de 1º janeiro a 20 de novembro de 2017 e 2018, resultando em um decréscimo de 26,79% nos homicídios em Rio Branco.

Segundo o Sisp, as constantes operações das polícias Militar e Civil, em conjunto com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), têm sido determinantes nesse cenário.

Investimento na polícia

Nos últimos anos, a Polícia Militar tem recebido uma série de investimentos com dezenas de novos veículos, armamento e coletes balísticos, além da criação da Companhia Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), que fortalece as operações com o grupamento em motos. O Estado aplicou só em 2017 cerca de R$ 500 milhões na Segurança Pública, pagando salários em dia e valorizando a tropa com reajustes, tornando-a a quinta mais bem paga do Brasil.

Recentemente, a Segurança Pública ganhou ainda mais um reforço: a criação do Grupamento de Rondas Ostensivas Motorizadas (Rotam), da PM. Agora, o Rotam se une à Companhia Raio, trabalhando no policiamento motorizado, o que confere às ações maior agilidade e eficiência no trabalho diário de policiamento.

Trabalho integrado entre as polícias fortalece o combate contra a criminalidade (Foto: Arquivo Secom)

Já a Polícia Civil intensificou o calendário de operação de cumprimento de mandados judiciais em todo o Acre e criou a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), um grupo altamente preparado para pronto emprego em ações de risco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter