Técnicos da Vigilância Epidemiológica passam por capacitação

O nome não é muito conhecido: “Epi-Info”, mas será de extrema importância no trabalho desenvolvido por técnicos da Vigilância Epidemiológica do Estado, como instrumento de coleta, análise e geração de relatórios em epidemiologia.

O Epi-Info é um software de domínio público utilizado no mundo inteiro, criado pelo Centro para o Controle e Prevenção de Doenças, tendo como meta atender uma necessidade emergente de gerenciamento e análise de bancos de informações individualizadas.

Desde a última segunda-feira, 4, o curso vem sendo oferecido aos profissionais do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Estado e Departamento de Atenção Básica do município de Rio Branco, no laboratório de informática do Ministério da Saúde/DATA-SUS.

Oferecido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), a capacitação, que segue até sexta-feira, dia 8, conta com apoio do Ministério da Saúde (MS), que enviou ao Acre dois técnicos para ministrar as aulas, que têm carga horária de 40 horas.

“Uma ferramenta que otimiza os serviços e traz mais agilidade também. Com esse banco de dados é possível através de pesquisas construir tabelas e questionários da situação epidemiológica do Estado”, destaca Tânia Bonfim, enfermeira responsável pela área técnica da Vigilância Epidemiológica de Influenza.

Ao todo, 15 profissionais que atuam na área de epidemiologia do Estado e do município de Rio Branco participam do curso para a utilização adequada do sistema.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter