Telecentros devem oferecer mais de cinco mil vagas em cursos neste ano

Espaços de Rio Branco possibilitarão mais de cinco mil vagas para cursos de qualificação (Foto: Angela Peres/Secom)

Com cursos de gestão, informática, oficinas de empreendedorismo e educação inclusiva, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), oferecerá em 2017 mais de cinco mil vagas nos Telecentros de Rio Branco, destinadas ao público em geral.

Na capital, os espaços estão presentes nos bairros Cadeia Velha, Sobral, Estação Experimental, Esperança, Montanhês, nas Bibliotecas Públicas e da Floresta e no Quiosque do Parque da Maternidade. Nesses, mais de nove mil alunos foram capacitados por meio do projeto Meu Primeiro Acesso, em cursos de Assistente Administrativo, Novas Mídias, Libras e Manutenção de Computadores, entre outros.

Telecentro Quiosque é um dos novos espaços que oferecerá as oficinas (Foto: Angela Peres/Secom)

De acordo com o chefe da Divisão de Inclusão Digital da Sect, Marcelo Ferreira, os telecentros têm o papel importante de levar inclusão digital à população. “Os espaços têm como objetivo principal oferecer um ambiente em que as pessoas possam estudar e trabalhar, além de oferecer cursos profissionalizantes aos jovens do Acre”, afirma.

A gestora da pasta, Renata Souza, lembra que o Estado é bicampeão em duas categorias em um prêmio nacional: “Já fomos reconhecidos em 2014 e 2015 pelo Prêmio Telecentros Brasil, da Associação de Informação e Negócios (ATN), nas categorias de Telecentro Destaque e Orientação e Capacitação. Queremos continuar com essas boas práticas, levando o acesso à tecnologia e à informação para nossa juventude”.