Tempo da cultura e as festas das tradições

A história dos povos indígenas do Acre é marcada por luta e resistência. No período de explosão do ciclo da borracha, fim do século 19, os índios foram expulsos dos seus territórios, sendo obrigados a trabalhar na extração do látex durante longo período de opressão – denominado por eles como “tempo da escravidão”.

No Acre, as populações indígenas vivenciam o tempo da cultura, resultante da conquista de direitos, diálogo e parceria firmada com o governo do Estado, que em sua estrutura organizacional instituiu a Assessoria de Assuntos Indígenas, pois reconhece a necessidade de políticas específicas.

Festivais realizados durante todo o ano, de acordo com o calendário de cada aldeia (Foto: Diego Gurgel/Secom)

As 15 etnias que povoam o território acreano são beneficiadas por políticas públicas das áreas da saúde, educação e cultura, entre outras.

Em 2016, o Acre avançou na promoção de festivais indígenas, principal evento realizado para promover a tradição, cultura, espiritualidade e expressões dos povos indígenas.

Ao todo, 11 festivais foram realizados nas regiões do Vale do Juruá e do Tarauacá/Envira. Para 2017, a expectativa é de que este número aumente.

Todo o suporte de infraestrutura necessária para a promoção dos eventos é concedido pelo governo, que tem investido no fortalecimento do ecoturismo.

Para o assessor indígena do Estado Zezinho Yube, os festivais são importantes, pois, a partir deles, veem-se o encontro e a união dos povos indígenas da região e também de outras regiões. “O fortalecimento cultural é muito forte, já que o evento reúne dança, culinária, bebidas, pajelanças e outras atividades relevantes do nosso povo”, disse o gestor.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter