Termo de cooperação para gerenciamento de eventos extremos é assinado no Acre

A ideia é fortalecer o Sistema Estadual de Recursos Hídricos e a Política de Gestão de Riscos Ambientais do estado (Foto: Val Fernandes)

 

A governadora em exercício Nazareth Araújo participou na manhã desta sexta-feira, 22, na Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre as instituições governamentais que trabalham com a implementação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão) no Acre.

A ideia é fortalecer o Sistema Estadual de Recursos Hídricos e a Política de Gestão de Riscos Ambientais do estado através do desenvolvimento de ações conjuntas relativas às metas federativas e de fortalecimento institucional aprovadas no Conselho Estadual de Meio Ambiente Ciência e Tecnologia (CEMACT).

Nazareth Araújo disse que o trabalho conjunto possibilita o gerenciamento de eventos extremos que acontecem na Amazônia como as enchentes e os períodos de seca que resultam em queimadas e desmatamentos.

“O monitoramento é de grande importância, pois ele auxilia os governantes na tomada de decisão sobre aquilo que vai acontecer. Hoje é possível, com esse trabalho que já vem sendo feito no Acre, nos preparar melhor no auxílio a população quando esses eventos acontecem”, observou Nazareth Araújo.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus, a parceria traduz na prática a integração de diferentes órgãos do estado que cuidam da questão do monitoramento e avaliação dos eventos hidrometeorológicos. “Isso nos permite trabalhar de forma integrada na perspectiva de construir as informações que possam orientar nos processos de tomada de decisão e nos antecipar aos problemas que geralmente vem com esses períodos climatológicos extremos”, revelou.

Para esse trabalho, que será coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), serão parceiros o Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), e  o Corpo de Bombeiros Militar, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter