Termo de cooperação vai facilitar emissão da permissão de trânsito vegetal

Quem é produtor rural e comercializa um produto ou sub produto vegetal para outro estado sabe da importância de um documento chamado Permissão de Trânsito Vegetal (PTV). Emitido pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), o PTV é exigido quando um produto vegetal vai transitar entre estados com status sanitários diferentes.

Parceria vai facilitar emissão da permissão de trânsito vegetal exigido para comercialização de produtos vegetais para outros estados (foto: Leônidas Badaró)

Um exemplo prático é a banana. Como o Acre é uma área com presença da sigatoka negra, para que um produtor possa comercializar com estados livres da doença, como é o caso do Mato Grosso, onde a banana acreana tem sido exportada, é preciso possuir o documento.

A permissão só é expedida mediante o cumprimento de diversas exigências como o transporte em palmas, encaixotada e em um caminhão com refrigeração. Uma dificuldade enfrentada pelo Idaf para atender a demanda é a falta de profissionais em quantidade suficiente em alguns municípios do interior do estado.

Mas este fato foi resolvido na quinta-feira, 19, com a assinatura de um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof). A partir de agora, os engenheiros agrônomos e florestais da Seaprof irão emitir a Permissão de Trânsito Vegetal.

Servidores da Seaprof serão capacitados

O termo de cooperação prevê que os profissionais da Seaprof passarão por uma capacitação promovida pelos técnicos do Idaf para que possam ter condições de emitir a Permissão de Trânsito Vegetal. O instituto também será responsável por disponibilizar os equipamentos, material didático e técnico que serão utilizados nas capacitações.

Thaumaturgo Neto, gestor da Seaprof, fala da parceria entre as duas instituições de governo. “A missão que recebemos do governador Tião Viana é a de fazer com que as ações de governo cheguem até o produtor rural. Vamos ajudar o Idaf com essa permissão que é importante para a comercialização da nossa produção rural”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter