Tesouro Nacional aprova renegociação de empréstimos do Estado com a Caixa Econômica Federal

O Governo Federal prestará garantia para as renegociações das operações de crédito, em relação ao Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) adquirido em gestões anteriores junto à Caixa Econômica Federal (CEF). A garantia foi dada ao governador Gladson Cameli, pela subscretária do Tesouro Nacional, Priscila Santana, em reunião nesta quinta-feira, 7, em Brasília. Cameli estava acompanhado do representante do Acre em Brasília, Ricardo França e do procurador-geral do Estado, Armando Melo

O Finisa é um produto lançado pela Caixa em 2012 para facilitar e ampliar a concessão de crédito para obras de saneamento ambiental, transporte, logística e energia. O governador já havia se reunido há alguns dias com técnicos da Caixa Econômica Federal para estudarem o que poderia ser feito para melhorar a situação dos empréstimos, com relação aos altos juros fixados nas operações.

Governador Gladson Cameli em Brasília com diretores do Tesouro Nacional e da Caixa Econômica Federal para acertar os detalhes da renegociação (Foto: Representação do Acre em Brasília)

O superintendente executivo para área governamental Centro Oeste-Norte, da Caixa Econômica Federal, João Régis Teófilo Magalhães, manteve a posição em proporcionar a renegociação dos empréstimos que chegam a R$ 155 milhões, ajudando o Estado do Acre a criar mais condições de desenvolvimento econômico.

“O Acre tem dois empréstimos junto à Caixa. Sem a garantia da União, os juros são extremamente altos. Com a garantia, os juros caem substancialmente. Para se ter ideia, os valores de taxas dos empréstimos, que variam hoje em torno de 170 por cento, cairão para 120, resultando na economia de milhões que darão sustentação no programa de folhas de pagamento, por exemplo. O governo federal ficou de agilizar os tramites para a renegociação o mais rápido possível”, enfatizou o governador.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter