Tião recebe embaixador da Bolívia e reforça importância da integração entre países

Tião Viana, José Kinn e Vladimir Hurtado dialogaram sobre meios para aproximar mais Acre e Bolívia (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Ampliar a integração do Acre com a Bolívia. Este foi um dos temas do diálogo entre o governador Tião Viana e o embaixador da Bolívia, José Kinn, durante audiência na noite desta sexta-feira, 21, na Casa Civil.

Também participaram do encontro o cônsul da Bolívia em Epitaciolândia, Vladimir Hurtado, a secretária de Estado de Turismo, Rachel Moreira, e a secretária-chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira.

Durante a conversa, Tião Viana destacou o interesse do governo do Estado em se tornar uma rota dos voos de empresas aéreas bolivianas, destacando que o aeroporto de Rio Branco, após a reforma, conta com uma área moderna para embarque e desembarque internacional.

“Isso nos ajudaria a diminuir tempo de voo para outros países, já que estamos mais perto da Bolívia que de São Paulo. Estou disposto a viabilizar, junto à Anac [Agência Nacional de Aviação Civil], para que uma empresa da Bolívia possa incluir o Acre na sua rota”, afirmou o governador.

Kinn assegurou que a proposta também interessa ao governo boliviano e garantiu que fará a interlocução junto ao governo da Bolívia e os empresários bolivianos da área de aviação para que a integração seja consolidada. “Temos que estar muito mais perto do Brasil, principalmente do Acre.”

Modelo para o país vizinho

Tião Viana também fez uma breve apresentação das cadeias produtivas do Acre ao embaixador e lembrou da ocasião em que o presidente da Bolívia, Evo Morales, esteve no Estado, em maio de 2015, acompanhado pelo ex-presidente Lula, para participar do Encontro de Piscicultores e conhecer o Complexo do Peixe no Acre.

“O presidente sempre recorda disso e copiou do Acre a ideia do projeto de piscicultura que existe hoje na Bolívia”, revelou Kinn.

O embaixador mostrou-se admirado com a modernidade das indústrias da cadeia produtiva da proteína que estão instaladas no Acre. “Governador, o senhor está de parabéns por isso que está fazendo no Estado”, afirmou o diplomata da Bolívia.

Após a breve apresentação das iniciativas de produção, Kinn comprometeu-se em buscar agilidade na autorização para que o Acre possa exportar carne de suínos e aves para a Bolívia.

Neste sábado, 21, Kinn fará visita às instalações do Complexo de Piscicultura e durante a noite participa da Expoacre, a maior feira de negócios realizada na região.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest