Tião Viana abre participação dos governadores no encontro anual do GCF

Anfitrião do encontro anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF) em 2014, de onde saiu a importante Declaração de Rio Branco, o governador Tião Viana foi responsável por abrir a participação dos governadores no encontro de 2015, sediado em Barcelona, região da Catalunha, na Espanha.

Governador Tião Viana fala do compromisso da Carta de Rio Branco e convida outros estados a assinarem
Tião Viana fala do compromisso da Declaração de Rio Branco e convida outros Estados a assinarem (Foto: Pedro Barbosa)

O GCF, que começou com apenas três países e ano passado já somava sete e 26 Estados, agora ganhou mais força com duas novas adesões de governos subnacionais: os Estados de Rondônia, de Cavally e Belier (Costa do Marfim).

Reforçado no discurso do conselheiro sênior e líder de projeto do GCF, Willian Boyd, essa reunião, depois da importante Declaração de Rio Branco, é essencial e estratégica para firmar uma definição da atuação dos membros do GCF na COP 21, em dezembro.

Tião Viana iniciou sua participação ao lado dos governadores brasileiros Simão Jatene (PA), Pedro Taques (MT) e Marcelo Miranda (TO), ressaltando a honra que o Estado do Acre tem de integrar o GCF como membro fundador e participar da reunião na Casa Mila, conhecida também como La Pedrera, do arquiteto e artista Antoni Gaudi, um espaço simbólico e afetivo que une valor da arte e do conhecimento.

“Sou da cabeceira das nascentes dos rios da Amazônia. Há menos de uma década, o GCF já apresenta resultados. Quem sabe um dia nos reuniremos, como nos reunimos nas Olimpíadas, com povos do mundo inteiro, fortalecendo o caminho para um desenvolvimento de uma nova economia, e isso não questiona a incondicional autonomia nacional dos países, é mais uma estratégia para novo rumos do planeta no século XXI”, comentou o governador.

Tião Viana explicou que o Acre tem uma gestão continuada, com uma política de desenvolvimento sustentável, e graças a essa continuidade foi possível garantir resultados tão efetivos, como as compensações de redução de desmatamento por boas práticas sustentáveis.

Tião Viana reforça a importância de estados subnacionais unirem esforços ao GCF (Foto: Daniel Nardin)
Tião Viana reforça a importância de Estados subnacionais unirem esforços ao GCF (Foto: Daniel Nardin)

Juntos e mais fortes

O governador do Acre falou ainda da importância da união dos Estados da Amazônia para a conciliação de boas práticas e compromissos de conservação dos ecossistemas na nova economia baseada em baixas emissões de carbono.  “Não estamos pedindo nada, mas estamos dizendo que somos responsáveis juntos. O compromisso é de todos. Quando olho regiões fortes de investimento, fico atento. Não queremos benefício de doação, queremos parcerias de interesse em comum”, diz.

O Acre no GCF

Entre os destaques das políticas públicas apresentadas pelo Acre, o governador ressaltou a industrialização de atividades produtivas de baixo carbono, como a piscicultura, que envolve os pequenos, médios e grandes produtores, demonstrando um caminho de gestão econômica integrada do território.

Outra prática apontada pelo Estado foi a diversificação da pecuária como estratégia de reduzir a pressão sob a floresta, com investimentos em tecnologia, tendo como importante instrumento de gestão territorial o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE).

Tião Viana finalizou reforçando que, a partir do encontro anual do GCF, o grande desafio na COP 21 é apresentar esse caminho, que exige o compromisso de todos com estratégias e metas, tornando esse movimento uma grande olimpíada para o meio ambiente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter