Tião Viana apresenta potencial produtivo do Acre a ministro da Indústria

Tião Viana apresentou ao ministro Marcos Pereira, os projetos de suinocultura e piscicultura, que são grandes destaques da economia acreana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana apresentou ao ministro Marcos Pereira, os projetos de suinocultura e
piscicultura, que são grandes destaques da economia acreana (Foto: Gleilson
Miranda/Secom)

Nesta sexta-feira, 12, em Rio Branco, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, lançou o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) e o Programa Brasil Mais Produtivo. Na Federação das Indústrias do Acre (Fieac), o governador Tião Viana recebeu o ministro e apresentou os projetos de suinocultura e piscicultura, grandes destaques no potencial produtivo e na economia acreana.

“Estamos a um passo de a carne suína acreana entrar na Bolívia e no mercado asiático, a partir de Hong Kong, e já exportamos para outros estados. Nosso empenho é para ver o Acre se desenvolvendo cada vez mais, conservando seus recursos naturais e diversificando a base econômica”, contou Tião Viana.

À reunião também estiveram presentes os deputados federais Sibá Machado e Alan Rick Miranda, além do presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro, e outros industriais. Após apresentar o potencial industrial e produtivo da empresa Dom Porquito e do Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia, ambos trataram sobre a Zona de Processamento e Exportação (ZPE).

“Estamos empenhados para que a ZPE do Acre funcione e avaliando, junto ao governo do Estado e com os empresários locais, a possibilidade de ainda este ano destravarmos pendências e fazê-la funcionar a partir do ano que vem”, garantiu.

Um dos maiores entraves nessa questão da ZPE é a legislação, que limita muito as empresas e as exportações, já que só é permitido exportar 80% do que é produzido, e no mercado doméstico se comercializa apenas 20% dessa produção. “Estamos com uma legislação na Câmara Federal para a qual a gente pede o aumento desse limite de permissão de comercialização no mercado doméstico de 20% para 40%”, contou Pereira.

Potencial produtivo do AC

Entusiasmado com o potencial produtivo do Acre, o ministro assumiu o compromisso com o governo do Estado para fazer um trabalho em conjunto com a Secretaria de Comércio Exterior e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para que seja vencida qualquer barreira nos processos de exportação de produtos do Acre para outros países.

“A excelente apresentação que recebemos agora do governador Tião Viana sobre os avanços nas cadeias produtivas do peixe e do suíno nos deixa empenhados para avançar e garantir a exportação desses produtos”, salientou o ministro.

O deputado federal Alan Rick Miranda disse que, em Brasília, os governos brasileiro e peruano vão avançar para que o Peru passe a compor o Mercosul. “Seria uma grande vitória, para a gente avançar no trabalho pela ZPE e possibilitar o avanço do mercado local com essa expansão dos 40%, garantindo o avanço dos produtos do Acre para o mercado andino”, argumentou o parlamentar.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter